Mezzo desenvolve tratamentos estéticos conforme o mapeamento genético

Data: 29.Jul.2014
Fonte: Refrescante /Online


 Clique aqui para ler matéria direto da fonte.

 

É possível prevenir e até mesmo retardar o envelhecimento precoce da pele atuando no gene (MMP1) que contém as informações responsáveis pela degradação do colágeno. O Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, com exclusividade, agora oferece tratamentos a serem aplicados em cabine e Home Care, totalmente personalizados, que vão atuar nesse gene.

 

Do dia 31 de julho a 03 de agosto acontecerá o 22º Congresso Científico Internacional de Estética, em São Paulo. O evento caracteriza-se pelo lançamento das mais recentes novidades, pesquisas e tendências mundiais das áreas de saúde, beleza e estética. Para essa edição, o tema mais esperado está na apresentação oficial de uma nova abordagem de tratamento contra a degradação de colágeno de forma mais do que individualizada, quer dizer, baseado no estudo do DNA de cada paciente. Trata-se do Peeling Personalizado Baseado na Genética Molecular (KIT DNA PEEL), tratamento desenvolvido pela equipe científica do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, com o apoio do Centro de Genomas®, laboratório referência em estudo genético.

 

Antes de mais nada, vale a pena entendermos um pouco da composição genética humana, cujo personagem principal é o DNA (exclusivo de cada pessoa). Trata-se de um aglomerado de moléculas que contém as informações genéticas determinantes para o funcionamento dos seres vivos. O DNA, por sua vez, é formado por genes, que são segmentos que possuem informações para fabricar aminoácidos e proteínas responsáveis por características físicas de cada indivíduo, como a cor dos olhos, cabelos, altura etc. No organismo humano há aproximadamente 25 mil genes, cada um deles com função e informações diferentes.

 

Mas, como nosso assunto é beleza, o gene responsável pela degradação do colágeno chama-se metaloproteinase de matriz 1, mais conhecido como MMP1. Através de um estudo genético, é possível obter a informação se uma pessoa tem uma alteração ou não nesse gene, o que resulta em predisposição a degradação precoce do colágeno, imprescindível para evitar rugas, ressecamento e flacidez, no rosto e no corpo, detalha a Farmacêutica Bioquímica e Diretora Científica da Mezzo Dermocosméticos, Joyce Rodrigues.

 

Por esta razão, o Peeling Personalizado Baseado na Genética Molecular promete ser um divisor de águas quando o assunto é tratamento estético personalizado. Ele terá atividade em 11 genes, sobre a expressão do gene MMP1, visando à melhora da proteção ao colágeno, a capacidade da pele de responder a estímulos inflamatórios (irritação a procedimentos e grau de sensibilidade da pele), a eficiência de destoxificação (eliminação de substâncias tóxicas como poluentes, corantes e tabaco), a capacidade antioxidante e o processo de fotoenvelhecimento.

 

Estudo Genético a Favor da Estética
Solicitado pelo profissional de estética, uma única vez na vida (o DNA não se altera ao longo dos anos), o paciente se submete a um exame que analisa o gene MMP1, através da coleta da saliva, na própria clínica estética. O estudo do gene será realizado pelo Centro de Genomas®, que emitirá um laudo e o repassará para o Centro de Cosmetogenética da Mezzo Dermocosméticos. Nesse laudo, de fácil interpretação, com dados específicos e seguros, o profissional de estética saberá se o risco de degradação de colágeno é baixo, moderado ou alto. Disponibilizaremos o laudo e protocolo personalizado para o profissional de estética, explica a Joyce.

 

Enquanto o paciente aguarda o resultado, o profissional inicia um protocolo em cabine, a fim de potencializar, preparar e deixar a pele do paciente apta à continuidade do tratamento posterior em cabine e Home Care, com os dermocosméticos da Mezzo à base de ativos personalizados e desenvolvidos para atender as necessidades de cada pessoa. Porém, é importante alertar que o tratamento personalizado não muda o DNA e, sim, a forma como os genes se expressam, potencializando a necessidade de cada um, conclui a Farmacêutica Bioquímica.

 

Serviço:
Evento: 22º Congresso Científico Internacional de Estética
Data: 31/07 a 03/08
Local: Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo, SP, Brasil – CEP: 02012-021

 

Mezzo Dermocosméticos: com uma linha completa de produtos profissionais e home care para aplicação facial e corporal, a Mezzo Dermocosméticos faz mais que elaborar e desenvolver protocolos e tratamentos; a Mezzo desenvolve produtos e procedimentos que proporcionam satisfação e bem estar, promovendo uma relação de respeito e cuidado com o corpo. www.mezzodermocosmeticos.com.br

 

Centro de Genomas®: atua no mercado de diagnóstico molecular há 10 anos, com uma equipe de profissionais, altamente treinada, para garantir excelência no atendimento aos seus clientes. É considerado um laboratório referência em Medicina Molecular e Genética Avançada para o diagnóstico e monitoramento de Doenças Infecciosas, Genética Humana, Oncologia Molecular e, mais recentemente, Medicina Personalizada, sendo o primeiro e único laboratório a lançar e utilizar o 4Pgenomica®. www.centrodegenomas.com.br

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760