Franquias brasileiras buscam o mercado internacional

Data: 2.Set.2014
Fonte: Brasil Econômico


Clique aqui para ler matéria direto da fonte.

As franquias brasileiras já fazem sucesso no exterior. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2013, 4,8% das redes nacionais — o equivalente a 121 marcas — montaram franquias em outros países. O apetite pela internacionalização continua. Hoje, a ABF Rio e representantes do estado norte-americano do Texas vão apresentar a franqueados interessados em internacionalizar suas marcas a possibilidade de abrir unidades na cidade de Edinburg. Rio Grande Valley é a região do Texas onde se localiza o La Plaza Mall, o shopping de maior volume de vendas por metro quadrado de todos os Estados Unidos. Ainda durante o encontro, será traçado um panorama atual das marcas brasileiras de franchising no mercado internacional.

 

Estudo da Fundação Dom Cabral (FDC), mostra as franquias brasileiras mais internacionalizadas, com base em dados sobre unidades, receita de royalties e taxas e receita de vendas de produtos franqueados no exterior em relação ao desempenho total desses mesmos dados no Brasil. No topo da lista está a Localiza, com um índice de internacionalização de 9,4%, seguida da Mundo Verde (3,6%) e DepylAction (2%). A Localiza também é a franquia com presença em mais países (8) e com o maior índice de unidades franqueadas (24,9%). Sherban Leonardo Cretoiu, coordenador da pesquisa, diz que a maioria das empresas inicia sua expansão internacional em mercados da América do Sul. Europa e África aparecem em segundo lugar. “A internacionalização de franquias brasileiras é crescente e se revela uma estratégia interessante para a expansão de negócios e o fortalecimento e posicionamento de marca. Acreditamos que o processo de internacionalização de franquias e marcas brasileiras vai continuar em função da curva de experiência e estratégias de expansão internacional das próprias empresas, de oportunidades e visibilidade do Brasil resultantes de eventos esportivos, e da projeção internacional do nosso país.”

 

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES
Malhação é um bom negócio para pequenas empresas. Segundo levantamento do Sebrae, das 21.760 academias existentes no país, 99,75% são micro ou pequenas. São Paulo é o campeão nacional em número de academias com 6.349 empreendimentos. Já Minas Gerais tem um número de empresas maior que o Rio de Janeiro – 2.294 contra 1.969 respectivamente. O segmento movimenta cerca de R$ 2,45 bilhões por ano e cresceu 29% de 2010 a 2013, com a criação de 4.948 novos negócios.

 

O programa Shell Iniciativa Jovem, há 14 anos voltado para projetos de empreendedorismo, comemora mais um avanço de suas “crias”: as empresas Akdminha e Webmoment, beneficiadas pelo programa, se preparam para participar da TechCrunch, uma das maiores feiras de empreendedorismo do mundo. Akdminha e Webmoment irão expor para investidores estrangeiros, participar de sessão de networking no Consulado Brasileiro em São Francisco e conhecer empresas como Google e AirBnB, entre outras atividades. A missão tem o apoio do Sebrae-RJ.

 

Ateliermix terá mais 20 lojas em 2014
A rede de franquias gaúcha Ateliermix, marca jovem de calçados do Grupo Paquetá, com 42 lojas em 15 estados, vai inaugurar mais 20 franquias até o fim deste ano. Entre as cidades que vão receber uma filial estão Araxá (MG), São Carlos (SP) e capitais como João Pessoa (PB), Teresina (PI) e Brasília (DF).

 

Creperia aposta em consolidação no Rio
A rede de lojas de crepes Crepelocks aposta na participação na Expo Franchising ABF Rio 2014, em setembro, para fechar mais cinco contratos de franquias. Com oito lojas em operação, todas no Rio, a meta é consolidar a marca no estado e chegar a 13 filiais ainda este ano. A partir de 2015, o plano é abrir de dez a 12 unidades por ano.

 

Astral busca mais contratos em feira
A Astral Saúde Ambiental, empresa de controle de vetores e pragas urbanas, espera fechar mais dez contratos de franquia em sua participação na Expo Franchising ABF-Rio 2014. Hoje, são 60 unidades em 18 estados Brasileiros e no Distrito Federal.

 

Maioria das empresas inicia sua expansão internacional em mercados da América do Sul. Europa e África aparecem em segundo lugar, segundo Sherban Cretoiu da Dom Cabral.

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760