Construções sustentáveis e a cidade em pauta na Feira Construir Rio 2014

Data: 3.Set.2014
Fonte: Guia Construir e Reformar


Clique aqui para ler matéria direto da fonte.

A Feira Construir Rio, mais importante evento de construção civil do Rio de Janeiro, chega a sua 20ª edição reunindo, em 21 mil m² do Pavilhão 4 do Riocentro, de 1º a 4 de outubro, cerca de 300 marcas nacionais e internacionais. Importante polo de negócios do setor, a Construir Rio apresentará soluções, tendências e lançamentos de produtos e ferramentas do mercado da construção civil. Voltada para lojistas, atacadistas, construtores, fabricantes, engenheiros, arquitetos e demais profissionais do segmento, a Feira terá, este ano, o foco voltado para dois assuntos bem atuais: sustentabilidade e soluções para mobilidade urbana. Os temas serão tratados através de um fórum realizado em parceria com o IAB-RJ sobre urbanismo e em uma série de palestras e workshops de capacitação profissional.

A expectativa é movimentar em torno de R$ 110 milhões em negócios e receber 50 mil pessoas. Entre os expositores estarão presentes as principais empresas, marcas e lojistas dos setores de elétrica, ferramentas e hidráulica; construtoras e empreendimentos; novas tecnologias e sustentabilidade; concreto e máquinas, entre outros.

A promoção e organização é da Fagga | GL events Exhibitions, em parceria com a King Ouro, maior atacadista de material de construção do Rio de Janeiro.

As novidades da Feira Construir Rio 2014

O Espaço Síndico & Cia terá estandes com cerca de 50 expositores voltados para diferentes serviços condominiais. Será um polo exclusivo para empresas de gestão condominial, conservação e limpeza, segurança e terceirização de mão de obra com especialização em administração predial.

O estande Prefeitura do Rio, com 400 m², apresentará, em grandes painéis fotográficos, as obras que estão sendo realizadas – e as que já foram entregues – para os grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) e as que visam aumentar a mobilidade urbana.

Fóruns, debates e eventos também fazem parte da edição 2014: em parceria com a Associação Tecnologia Verde Brasil (ATVerdeBrasil) será realizado, dia 2 de outubro, o Fórum de Infraestrutura Verde e Sustentabilidade, recebendo especialistas brasileiros e estrangeiros. Sucesso na edição do ano passado, o ciclo de palestras Automação residencial – A casa inteligente, promovido pela Associação de Automação Residencial (Aureside), terá palestras diversas em três dias da Feira, além de demonstração do que há de mais moderno em automação de residências.

Em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil/Rio de Janeiro (IAB-RJ), a Construir 2014 vai discutir questões da cidade envolvendo a Baía de Guanabara no fórum de urbanismo AC 21 – Arquitetura e Cidade Século 21. “Não apenas sobre a questão da despoluição da Baía, mas também sobre essa importante frente marítima do Rio de Janeiro, a otimização da infraestrutura e resiliência urbana, ou seja, a capacidade de a cidade absorver problemas, sejam naturais ou causados pelo homem”, explica Fabiana Izaga, vice-presidente do IAB-RJ.

Já o Fórum Lojistas, promovido pela Acomac–Rio, trará dois cases de sucesso do setor e uma palestra sobre tendências e perspectivas do mercado. O estande Sebrae-RJ fará ações voltadas para lojistas, como treinamentos e capacitação. E, como na edição 2013, haverá o Espaço Lego, elaborado pelo clube LUG Brasil, vai reproduzir um cenário-cidade com construções sustentáveis, como o prédio do Museu MAR, que ganhou a certificação Leed.

Algumas das maiores marcas e empresas da construção civil já estão confirmadas: Brasilit, Decorlit, Embraflex Flex Door, Guiton Socage, Hidropal, Ilumi Materiais Elétricos, Ilummina, Lafarge, Lume Móveis, RI Madeiras, Sdmo Maquigeral e Thyssenkrupp Bautechnik do Brasil são algumas. Entre as que expõem pela primeira vez estão a Acir Administração de Condomínios, Ativa Conservadora, Ativa Uniformes, Beljon Sistemas de Incêndio, Efa Brasil, Eletronic, Central do Polidor, Friend’s Fire, Ícone Gestão Esportiva e Lazer e Bem Verde (todas no Polo Síndicos & Cia), Engelabor Construtora, Esquadrias Santana, Layout Engenharia e Serviços, Super Andaimes, Tecnometal, Top Equipamentos, entre muitas outras.

O diretor de negócios da Feira, Victor Montenegro, comemora o sucesso da edição do ano passado e revela a expectativa para este ano. “Tivemos um ótimo retorno em 2013, com novidades entre os expositores e temas em debate. Para este ano, renovamos a parceria com a King Ouro e ampliamos nosso foco das palestras e workshops. Além do ciclo sobre automação residencial, de muito sucesso no ano passado, teremos o Fórum Lojistas, de qualificação profissional, o Fórum de Infraestrutura Verde e Sustentabilidade e a parceria muito interessante com o IAB-RJ, com debates sobre mobilidade e urbanismo”, explica.

Há 13 edições parceira da Construir Rio, a King Ouro, maior atacadista de material de construção do estado, comemora a abrangência da Feira. “O evento agrega os setores da construção, infraestrutura e acabamento. É referência na geração de negócios, reúne grande público visitante e altamente qualificado. É uma ótima oportunidade para exibição das grandes marcas da indústria nacional e internacional e para estabelecer relações com os clientes, no atacado e varejo”, diz Elmo Esteves, da King Ouro.

Serviço:

20ª Feira Construir Rio
Data: 1º a 4 de outubro de 2014.
Local: Pavilhão 4 do Riocentro– Rio de Janeiro: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.
Horário de visitação: de 1º a 4/10, das 13h às 21h
Entrada franca: Credenciamento pelo site do evento ou no local

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760