Viatura policial que grava abordagem em vídeo é apresentada na capital

Data: 10.Set.2014
Fonte: G1 - Santa Catarina


Clique aqui e leia matéria direto da fonte.

Uma viatura que faz a gravação de toda a abordagem policial e câmeras superpotentes que aproximam a imagem são destaques de um evento de segurança pública que ocorre desde a terça-feira (9) em Florianópolis. Novas tecnologias da área serão apresentadas até quinta (11), conforme informou reportagem do RBS Notícias.

 

O IACP Interseg 2014 deve discutir a capacitação profissional e inovações do mercado de segurança pública. O evento vai contar com a participação do Ministro da Justiça, com diretores das Polícias Nacionais da Colômbia e do Equador, expositores de diversos países.

 

A bordo do carro, o sistema integrado com acesso por meio de tablets, além do rádio, faz parte da chamada 'viatura do futuro'. Duas câmeras, uma em cada lado do carro, fazem a gravação de toda a abordagem dos policiais.

 

As imagens do que ocorre na frente da viatura ficam armazenadas no sistema e podem servir como prova. Os dados são criptografados, o que impede a adulteração dos materiais. A gente vai garantir a entrega dessa informação para o policial que vai estar nessa viatura, afirmou o gerente de venda Marcelo Alexandre.

 

Outra novidade mostrada foram câmeras superpotentes que ajudam no monitoramento de grandes eventos. Em uma partida de futebol, aproximando a imagem, dá para identificar um torcedor que aponta o laser para o campo, por exemplo.

 

Profissionais
Com tanto avanço de um lado, o desafio é investir no aprimoramento dos profissionais. Além do ensino policial, a situação das drogas na América Latina é um dos pontos discutidos no Centro de Convenções de Florianópolis até quinta-feira.

 

Não adianta você ter a tecnologia disponível, o estado fazer o investimento para adquirir essa tecnologia e colocá-la em prática se a gente não tem um policial bem formado e bem treinado no uso dessa tecnologia, disse o diretor de negócios Rubens Sloviski.

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760