Mário Fontana

Data: 3.Jun.2015
Fonte: Estado de Minas


A empresa Fagga I GL Events, pertencente à multinacional francesa GL Events Brasil, é a responsável pela organização da feira Minascon/Construir Minas, marcada para os dias 24 a 27, no Expominas. É a maior feira da construção civil do estado e uma das maiores do país. São esperados 40 mil visitantes.

PROTESTO

Carta aberta

A coluna recebeu e-mail enviado pelo general de divisão Francisco Batista Torres de Melo, hoje reformado, no qual protesta veementemente contra ações de membros do Poder Judiciário, principalmente contra decisões que, na base do "prende e solta", colocam em liberdade envolvidos nas operações de corrupção batizadas de mensalão e Lava-Jato. O general afirma: "Estamos vivendo o caos e a falência do Poder Judiciário. Há Poder Judiciário para defender poderosos, e não para defender a sociedade brasileira. Diariamente, estamos assistindo aos assaltos aos cofres da União, dos estados e dos municípios. Não são quantidades pequenas, chegando a bilhões de reais ou mesmo de dólares. Esse dinheiro falta na saúde e os ladrões estão soltos, quando cometeram um crime hediondo. Roubaram o seu povo."

***

O e-mail é uma cópia da carta aberta que o general Torres de Melo enviou a Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual estranha também a concessão da tornozeleira eletrônica ao grupo de presos dos escândalos. Argumenta que se o grupo mereceu esse benefício, "milhares de outros detentos no país deveriam também ser contemplados com o privilégio".

ESTÁDIOS

Bebidas alcoólicas

Realiza-se hoje, na Assembleia Legislativa, reunião especial solicitada pelo deputado Anselmo José Domingues para discutir o problema da venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas de Minas Gerais, medida decretada por lei federal em vigor desde 2010. Diz o parlamentar que não há prova evidente de que o consumo de bebida esteja associado à violência registrada nesses centros esportivos. Cita o fato de que na Copa do Mundo a venda foi liberada e nem por isso ocorreram atos de violência. Obviamente, o tema é polêmico.

***

Várias autoridades foram convidadas a participar do debate, entre elas o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Bianchini; o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, o Caixa; o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães Neto; e o presidente do Minas Arena, André Santana Moraes. Também são esperados os presidentes do Cruzeiro, Atlético e América.

HÉLIO GARCIA

Em poucas palavras

O ex-governador de Minas Gerais Hélio Garcia -- único político mineiro que exerceu o cargo por duas vezes antes da invenção da reeleição -- terá grande parte de sua vida política focalizada no livro Hélio Garcia em poucas palavras, que será lançado dia 15, das 19h às 22h, no Museu Inimá de Paula. O trabalho contém apreciações pessoais sobre sua personalidade de 18 de seus amigos e ex-colaboradores. Fazem parte do grupo o ex-deputado Roberto Brant, Nestor Oliveira, Nirlando Beirão, J. D. Vital, Ângela Carrato, Carmo Chagas, Luiz Nassif e Suely Murta.

150 ANOS

Guerra do Paraguai

A reunião na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, ocorrida no sábado pela manhã, teve como tema principal uma palestra sobre o aniversário de 150 anos da Guerra do Paraguai proferida pela historiadora Maria de Lourdes Dias Reis e pelo engenheiro Geraldo Dirceu de Oliveira. Foi lembrado que, hoje em dia, a imensa maioria dos brasileiros não tem a menor ideia de quão sangrento e violento foi o conflito que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Durou de 1864 a 1870. Foi o maior conflito bélico registrado na América do Sul. Brasileiros e argentinos destroçaram completamente o Paraguai, que ainda sente os efeitos da conflagração que matou toda a juventude do país.

KANDINSKI

Abstracionismo em alta

Inaugurada no Centro Cultural Banco do Brasil em 15 de abril, a mostra Kandinsky -- Tudo começa num ponto registrou a visita de 74.321 pessoas até a semana passada, total que dá uma média de 2,5 mil visitantes por dia. Em se tratando de um artista russo praticamente desconhecido (data vênia) do grande público mineiro e pioneiro do abstracionismo, a presença é das mais expressivas. Sinal de que o pessoal de BH já sabe separar o joio do trigo A exposição ficará aberta até dia 22.

AMAGIS

Exploração minerária

De 24 a 26 deste mês, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) promoverá, em sua sede, o 1º Congresso Mineiro sobre Exploração Minerária, evento em que a mineração no estado será focalizada sob o ponto de vista jurisdicional. O congresso contará com a participação de magistrados, advogados e outros profissionais ligados ao setor. Vários pontos importantes serão debatidos no encontro. Depois de mais de 300 anos de exploração de minérios em Minas, ainda permanecem dúvidas jurídicas sobre o exercício da atividade.

CRISE

Viagens corporativas

Relatório sobre o desempenho do setor de viagens corporativas no mercado nacional em 2014 informa que os gastos foram de R$ 75,9 bilhões, total realmente expressivo. Este ano, espera-se redução substancial do dinheiro aplicado na área. As grandes e médias empresas restringiram gastos em quase 50%. Para debater a crise, será realizado o 3º Workshop Viagens Corporativas, marcado para dia 9, no Promenade Flat. O evento é organizado por Fernando Dias, da Master Turismo.

Duzentos empresários e agentes de viagens são esperados.

A exposição interativa Senna emotion, que focaliza a trajetória profissional e a vida de Ayrton Senna (foto), já exibida em várias cidades do país, será apresentada do dia 18 deste mês a 19 de julho, no BH Shopping. Está dividida em três áreas temáticas: Valores de um campeão, O mito da Fórmula 1, e Senna no Brasil. 

#

Rio de Janeiro
Avenida Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760