Consumo de vídeo na web vai ultrapassar TV até 2020, prevê YouTube

Data: 16.Mar.2016
Fonte: Notícias da TV


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

O consumo de vídeo pela internet vai ultrapassar a TV daqui a apenas quatro anos. O cálculo foi repetido várias vezes ontem (10) à noite pelo diretor-geral do YouTube no Brasil, Alvaro Paes de Barros, durante painel no Rio Content Market. "A nossa previsão é que até o final desta década o consumo de vídeo online vai ser maior do que o consumo de televisão", disse.


Para que a profecia se concretize, o consumo de vídeo na internet vai ter que mais do que dobrar. E a audiência da televisão vai ter que desabar. Segundo dados do próprio YouTube, empresa do Google, cada internauta permanece uma hora e 15 minutos por dia vendo audiovisual na web, na média mundial. Esse consumo vem crescento 25% ao ano, de acordo com Paes de Barros. Ou seja, em quatro anos, vai chegar a três horas. 

A televisão, na soma da aberta com a paga, prende a atenção de cada telespectador durante cinco horas por dia, diz o YouTube. Esse dado é do mercado norte-americano. No Brasil, segundo o Ibope, cada telespectador viu seis horas de TV por dia em 2015. Esse tempo de permanência, diz o instituto, não vem caindo. Pelo contrário. Em outras palavras, o consumo de TV no Brasil é hoje cinco vezes maior do que o de vídeo na web. Mesmo assim, o YouTube insiste que sua previsão catastrófica para TV também vale para o país.

"Até 2009, a TV cresceu, teve 50 anos de crescimento. De lá pra cá, o vídeo pela internet explodiu, e a TV vem caindo", afirmou Paes de Barros no Rio Content, atribuindo a plataformas como o YouTube o crédito pela queda da audiência de programas de TV, principalmente nos Estados Unidos.

Por ser a maior plataforma de vídeos online, a rede social do Google deverá ser a principal beneficiária dessa explosão do vídeo na internet. O YouTube já tem 1 bilhão de usuários no mundo todo, que postam 400 horas de conteúdo por minuto. Mais da metade desse material já é consumido por aparelhos móveis (principalmente telefones celulares).

O jornalista Daniel Castro viajou a convite da organização do Rio Content Market
 
#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760