Sirha Rio 2016 - concursos e credenciamento para profissionais

Data: 16.Ago.2016
Fonte: Revista Hotelaria /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Profissionais de gastronomia, hotelaria e foodservice já podem inscrever-se para a versão brasileira do maior evento mundial dos setores. O Sirha Rio, que acontecerá de 4 a 6 de outubro no Riocentro, está com o credenciamento aberto através do site http://www.netfeiras.com.br/feiras/sirha/. Além de receber mais de 250 expositores com lançamentos de produtos, tendências e serviços, o SirhaRio terá um seminário de hotelaria e a etapa regional dos concursos Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie. São esperados 12 mil visitantes durantes os três dias de evento, que chega a sua segunda edição. Entre os expositores já confirmados estão a Alfatec, Borner, Chef Estrela, Le Cordon Bleu, Thermomix e Vista Alegre.

Sirha Rio abre inscrições para Seletiva Regional do Bocuse d’Or e da Coupe du Monde de laPâtisserie

Concursos de alta gastronomia e confeitaria terão participantes de todas as regiões do Brasil

As inscrições serão através do site www.sirha-rio.com, de 18 de julho a 18 de agosto

Estão abertas as inscrições para as edições brasileiras do Bocuse d’Or e da Coupe du Monde de laPâtisserie, duas das maiores competições mundiais de alta gastronomia e confeitaria. Até 18 de agosto, cozinheiros e confeiteiros de todo o Brasil poderão submeter suas receitas através do sitewww.sirha-rio.com. As competições fazem parte do Sirha Rio, feira de gastronomia, hotelaria e foodservice, que acontecerá de 4 a 6 de outubro, no Riocentro.

Serão oito selecionados para cada um dos concursos. A grande novidade deste ano é que a seletiva será regional, contemplando candidatos de todas as regiões do país, com pelo menos um competidor de cada.

Thomas Troisgros é o nome à frente do Bocuse d’Or, como presidente-executivo do concurso. O regulamento pede a criação de um prato com pernil de cordeiro e três acompanhamentos. Os cozinheiros selecionados deverão executar esta receita durante a prova, diante de um júri composto por nomes como o chef franco-canadense Normand Laprise. Eles terão 2h30m para finalizar e apresentar o prato para degustação. Dos oito competidores, quatro serão escolhidos para a etapa nacional do Bocuse d’Or, que acontece no Sirha Rio 2017. “Com um país do tamanho do Brasil, nada mais justo que sejam dadas oportunidades para chefs de todo o território. Queremos movimentar essa nova geração de chefs, temos muita riqueza para ser explorada”, afirma o chef.

Thomas convocou grandes chefs de todo o país para a busca por novos talentos da gastronomia. Serão três vagas para o Sudeste, duas para o Nordeste, uma para o Sul, uma para o Norte e uma para o Centro-Oeste. A seleção será feita através de análise da receita, sem que o candidato seja identificado.

Já a Coupe du Monde de La Pâtisserie tem como presidentes o chef francês Philippe Brye e a chef Flávia Quaresma, que esperam neste ano ainda mais inovações e criatividade entre sobremesas e esculturas de chocolate e açúcar. Da mesma forma, oito confeiteiros de todas as regiões do Brasil concorrerão a quatro vagas na final nacional, no Sirha Rio 2017.

Os candidatos deverão criar uma receita de chocolate ou açúcar, dependendo da categoria disputada. Os escolhidos para esta seletiva terão 3 horas para executar suas sobremesas, que serão avaliadas pelo júri.

O que os jurados esperam nos dois concursos é que os candidatos explorem toda a diversidade de ingredientes e técnicas que o Brasil tem a oferecer, e tragam características de suas regiões para as receitas inscritas.

Vencedores do ano passado estão na final mundial de Lyon 2017

Três jovens chefs brasileiros revelados durante a primeira edição do Sirha Rio estão dando grandes passos em suas carreias internacionais. Giovanna Grossi, de 24 anos, foi a vencedora da etapa nacional do Bocuse d’Or. A partir daí, ela obteve a primeira colocação na seletiva continental, que aconteceu durante o Sirha México em fevereiro deste ano, ao lado de outros nove países da América Latina. Nas palavras do chef Gastón Acurio, presidente do júri, Giovanna foi escolhida “por seu lindo trabalho”. A alagoana será a primeira mulher brasileira na final mundial do concurso, onde competirá com os melhores chefs de outros 23 países, no Sirha Lyon 2017. Ela segue totalmente focada no concurso, sendo preparada pelo chef e mentor Laurent Suaudeau.J

Já Abner Ivan e Marcone Calazans traçam caminhos parecidos, mas dedicados aos doces. Os dois competiram em categorias diferentes na etapa nacional da Coupe du Monde de la Pâtisserie. Abner foi o vencedor na categoria chocolate, Marcone, no açúcar. Juntos, competiram em dupla na seletiva continental, também no Sirha México e seguem para a final mundial no Sirha Lyon 2017. O time ainda conta com Fernando Oliveira, especialista em esculturas de gelo.

Sobre o Sirha

O Sirha é hoje o evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo. No Brasil, a segunda edição da feira acontecerá de 4 a 6 de outubro, no Riocentro. A expectativa da Fagga | GL events Exhibitions é um crescimento de 60% na área de exposição, em visitação são 30% em relação à primeira edição, totalizando 270 marcas expositoras e 12 mil visitantes durante os três dias. Em 2015, foram 170 expositores e marcas e um público de 9.436 pessoas. Aqui no Brasil, o chef Claude Troisgros é o Presidente do Sirha Rio. A direção geral do evento é da francesa Marie-Odile Fondeur.

O salão se dividirá entre a área de expositores, os concursos, o auditório - que terá em sua programação o Mesa ao Vivo, “reality show editorial” da revista Prazeres da Mesa – além de outros seminários e a área de animação.

Vânia Tavares, diretora da Fagga, acredita que em um evento desse porte a satisfação dos expositores se mede através do volume de negócios movimentado ao longo da feira: “Estamos felizes em conseguir promover um evento 100% business to business, principalmente pela qualidade do público que esperamos receber. É uma oportunidade para pessoas focadas no mercado, genuinamente interessadas em acompanhar as tendências do segmento”.

Sobre a GL events

A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon e faturamento de 942 milhões de euros em 2015. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com 4250 colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a GL events administra um portfólio de 12 empresas e é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760