Rio de Janeiro é o novo alvo do setor de feiras e eventos corporativos

Data: 1.Set.2016
Fonte: Portal Radar


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Isenção de ISS e criação de calendário de eventos são algumas das propostas dos empresários para movimentar a economia e gerar novos empregos. Tudo isso foi discutido no ESFE-RJ (Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro), realizado pela primeira vez na cidade carioca.


No último dia 30 de agosto, o Grupo Radar de Comunicação, em parceria com o Rio CVB, realizou pela primeira vez o Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro (ESFE-RJ). "Irmão mais novo" da edição homônima que acontece em São Paulo há 11 anos, o ESFE-RJ reuniu no Royal Tulip São Conrado um público qualificado de 400 pessoas ligadas ao setor M.I.C.E. (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições) e já resultou em novas oportunidades de negócios para cidade carioca. Entre os destaques está a carta de intenções - assinadas por entidades, pavilhões e promotores - para criação de um calendário de eventos para o Rio de Janeiro até 2020, dando seguimento no plano "Rio M.I.C.E. 2020".
 

Além disso, foram levantadas algumas propostas para auxiliar na capitalização de novos negócios como: a isenção de 50% dos impostos de ISS, para ser revertido em investimentos em publicidade para a cidade; a ampliação de parcerias para ampliar os interesses das associações para todos os setores da economia; e maior apoio político e de recursos a nível federal e estadual para o turismo.
 

Esta foi a primeira vez que o Rio de Janeiro recebeu um evento com este perfil e que colocou lado a lado os líderes das principais promotoras de feiras de negócios do Brasil.
 

Participantes e debates: Para discutir o futuro da área de feiras, o ESFE-RJ reuniu importantes representantes do setor como: Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras), Armando Arruda Pereira (UBRAFE), Carlos Aldan (Grupo Kronberg), Fatima Facuri (Open Brasil Eventos/ ABEOC-RJ), Fernando Horta (CCN - Convention Center Network), Jean-François Quentin (UBM Brazil), Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions), Marco Basso (Informa Group), Milena Palumbo (GL events), Romano Pansera (Promovisão), Varinia de Moraes Cantaux (Red Star Brasil), Victor Montenegro (IBP/Rio Oil & Gas), Paulo Protásio (ACRJ) e Michael Nagy (Rio CVB).
 

O painel, que teve Octavio Neto (CEO do Grupo Radar de Comunicação) como mediador, ressaltou as possibilidades e oportunidades da criação de novas feiras B2B e B2C focadas no perfil do mercado carioca. "As feiras, além de ser uma importante, se não a mais importante ferramenta de promoção comercial para a indústria de qualquer país, é uma oportunidade para novos negócios e, consequentemente, a geração de empregos, aumento da renda local e movimentação da economia. Ou seja, um efeito colateral muito positivo", afirma Neto.
 

E para falar sobre o mercado de M.I.C.E. o ESFE-RJ contou com a participação do presidente da Embratur Vinicius Lummertz, do empresário Guilherme Paulus - considerado o maior incentivador desta atividade no país, além das principais associações e executivos de Live Marketing que deliberam e brigam pelo turismo no Brasil. Entre eles: Alexandre Sampaio (CNC - FBHA), André Marini (RioEventos), Celio Ashcar Jr. (AMPRO/AktuellMix), Celso Santi (Programasom), Edmar Bull (ABAV Nacional), Kito Mansano (Rock Comunicação), Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (CLIA-ABREMAR), Michael Nagy (Rio CVB), Nilo Sergio Felix (Secretaria de Turismo do Estado do RJ) e Toni Sando (UNEDESTINOS). Neste painel, o destaque foi a sugestão de Lummertz, para a criação de uma agência direcionada ao turismo, nos moldes da APEX-Brasil.
 

Homenagens: O ESFE-RJ também prestou homenagens a alguns profissionais e lideranças do setor público e privado do Rio de Janeiro. Entre eles: Eduardo Paes Prefeitura do Rio de Janeiro; Sintia Gomes Sheraton Grand Rio Hotel & Resort; Mario Carvalho - TAP; Alexandre Sampaio - CNC/FBHA; Michael Nagy Rio Convention & Visitors Bureau; Fernando Horta - CCN - Convention Center Network; Washington Barros Jr. BBC Chartering; Bernardo Medrado Hill-Rom International; Fátima Facuri OPEN BRASIL Eventos / ABEOC-RJ; Ricardo Amaral Empresário; Roy Taylor Mercado & Eventos e Milena Palumbo Diretora Regional da GL Events.
 

Novo Rio de Janeiro: Para um seleto grupo de convidados, o evento proporcionou a oportunidade de conhecer de perto o "Novo Rio de Janeiro", que se reinventou e surgiu com a realização dos Jogos Olímpicos. Uma verdadeira transformação de norte a sul, com um novo parque hoteleiro, melhorias de mobilidade e de equipamentos para a realização de feiras e eventos. Ciceroneados por Milena Palumbo e a equipe da GL events, o grupo conheceu o novo cinco estrelas da Barra da Tijuca, o Grand Mercure Rio de Janeiro Riocentro. Após o almoço, foi realizada uma visita aos pavilhões que compõem o maior centro de eventos da América Latina - do qual o empreendimento hoteleiro faz parte.
 

No roteiro estava o novíssimo Pavilhão 6, que abrigou a competição de Boxe, durante os Jogos Olímpicos. Fora do complexo, os executivos conheceram a Rio Arena espaço multiuso gerido pela GL events, de padrão internacional e um dos preferidos dos grandes artistas nacionais e estrangeiros para shows e espetáculos - e o Parque Olímpico.
 

De noite, a celebração foi na inauguração do Windsor Conventions & Expo Center, segundo maior espaço para eventos no Rio de Janeiro. O empreendimento, localizado na Barra da Tijuca, possui uma área total de 12 mil m², 22 salões multiuso e capacidade para receber até sete mil pessoas. O centro de convenções faz parte do Complexo Barra que reúne ainda três hotéis da empresa.
 

Grandes marcas: E para o sucesso do evento, o ESFE-RJ contou com grandes patrocinadores. Cota Ouro: Red Star Brasil e Programasom. Cota Prata: MIB Group, Styllo Locação e CNC / FBHA. Cotas de Apoio: Levy Restaurants, Plug Locação Informática e Audiovisual, Gran Meliá Nacional Rio de Janeiro, Blue Face Agency, Travel Ace Assistance, Aresta Visual, Riocentro, MGM Equipamentos de áudio e interpretação simultânea, Royal Tulip São Conrado, CCN Convention Center Network, Windsor Hoteis, Sheraton Grand Rio Hotel & Resort. Apoio Institucional: UFI The Global Association of the Exhibition Industry, UBRAFE, UNEDESTINOS e ABEOC-RJ. Como parceiros de mídia estão: a Revista Caras, Rede CNT, Radar Magazine, Mercado & Eventos, Promoview e Radar Television.
 

Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), que acontece há onze anos em São Paulo, é um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE pretende promover ideias, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.
 

Sobre o Grupo Radar de Comunicação Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos. Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas as segundas, às 22h50 horas, na Rede CNT); Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana, Aruba, Turquia e Riviera Maya).

 

 

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760