Produtores da França expõem no Riocentro

Data: 4.Out.2016
Fonte: DCI Online / SP


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.


Comitê de vinicultores de Provence, maior região produtora de rosés do mundo, preparam investida em evento internacional de gastronomia; vendas para o Brasil cresceram 24% em 2015 São 600 vinicultores que exportam 17 mil garrafas/mês para o Brasil
 

Rio de Janeiro - A área vinícola de Provence, na França, maior produtora de rosés do mundo, quer reforçar sua imagem e vendas no Rio. Os rosés da região participam, a partir de hoje, do SIRHA, evento internacional do setor de alimentos e bebidas que ocorre até sexta no Riocentro, zona oeste carioca.
 

O estande personalizado durante a feira é mais do que justificável. Nos últimos três anos, os vinhos de Provence não sabem o que é crise no mercado brasileiro.
 

Segundo dados da Alfândegal, em 2013, as vendas dos rosés desta procedência aumentaram 170% em volume e 153% em valores. No ano seguinte, o crescimento foi de, respectivamente, 25% e 30%. No ano passado, enquanto as importações de vinho caíram 11%, os de Provence cresceram 24%.
 

Em 2015 foram exportados 154 mil litros de rosé de Provence para o Brasil. O número representa mais de 17 mil garrafas por mês.
 

Segundo o Conselho Interprofissional dos Vinhos de Provence (CIVP), que representa mais de 600 vinícolas da região, a consolidação do mercado no Brasil vem sendo realizado desde 2006, quando os rosés não eram comuns no País. A previsão de crescimento para este ano e para 2017 é de dois dígitos.
 

"Já faz alguns anos que trabalhamos para posicionar os Vinhos de Provence no Brasil como um vinho descontraído, que se bebe em todas as ocasiões. Esse trabalho institucional rendeu frutos graças ao investimento de alguns vinhateiros, que asseguraram uma forte presença dos vinhos da região no mercado, nos tornando líderes dos vinhos rosés no Brasil", celebra o diretor do CIVP, Eric Dufavet.
 

O objetivo da participação no SIRHA 2016 é estreitar negócios. O CIVP quer aproximar os produtos dos mercados de hotéis e restaurantes.
 

"Faz parte da estratégia de promoção e de posicionamento estar presente e patrocinar eventos que prestigiam os profissionais da gastronomia e hotelaria. Isso sinaliza nosso compromisso com o setor. A versatilidade dos vinhos de Provence e a tendência mundial do rosé são elementos que os melhores profissionais do setor precisam incorporar às suas realidades", valoriza Eric Dufavet.
 

Estande ambientado
 

No Riocentro, o comitê preparou um estande ambientado com área para degustação de 15 diferentes vinhos rosés, de três denominações: Côtes de Provence, AOP Coteaux d'Aix-en-Provence e AOP Coteaux Varois-en-Provence. Diversos representantes dos produtores estarão presentes para fazer negócios, tirar dúvidas e acompanhar as degustações.
 

Ao mesmo tempo, os vinhos também poderão ser degustados no Lounge VIP da feira. E o CIVP será o patrocinador oficial do Concurso Bocuse d'Or, que acontece durante o evento, e estará no Dîner des Grands Chefs, que ocorre em paralelo amanhã, no hotel Grand Mercure que funciona ao lado do Riocentro.

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760