Empreendedores levam produtos diferenciados ao Sirha

Data: 6.Out.2016
Fonte: Agência Sebrae de Notícias /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.
 

O que a Anni Haus Alimentos, a Fernão Velho e a Caviar Brasil têm em comum? São empresas bem brasileiras, todas familiares, com produtos de alta qualidade e de olho no mercado gastronômico. Também estão entre os 75 produtores que o Sebrae trouxe ao Sirha Rio, evento internacional que reúne profissionais de toda a cadeia produtiva dos serviços de alimentação (food service) e hotelaria, até quinta-feira (6), no Riocentro.
 

Expor no evento é uma ótima oportunidade para pequenos negócios com potencial para ir além da fronteira do estado de origem e mesmo do Brasil. A Fernão Velho, de Maceió (AL), por exemplo, traz para o mercado uma novidade culinária: o Vinagre de Mel. A empresa, familiar, está há 19 anos no mercado, de acordo com a gerente de Qualidade, Mariana Lima. O pai, o engenheiro agrônomo Mário Calheiros de Lima, um dia se apaixonou pela apicultura.
 

Em 1997, ao ir a um congresso do setor, no Canadá, Mário trouxe para o Brasil a certeza de que poderia fazer vários produtos a partir do mel. Lá, conheceu o hidromel (vinho de mel) e, a partir dele, decidiu fazer experiências. Daí, nasceu o vinagre, hoje também na versão com ervas (manjericão e alecrim). O produto, com aroma e sabores peculiares, capazes de influenciar significativamente no preparo de pratos, já é vendido para São Paulo e Brasília e novas parcerias estão sendo fechadas.
 

Já o principal produto da Anni Haus Conservas, de São José dos Pinhais (PR), é a raiz forte, um negócio que começou ainda com o sogro da proprietária Anibela Pajewski, cerca de 25 anos atrás. Ao todo, são 22 anos de empresa. “Participar do Sirha é oportunidade única de adquirir conhecimento”, analisa Anibela. A empresa vem dando tão certo que cresceu 25% nos últimos cinco anos. “Este ano estamos até com falta de produto.”
 

A ideia agora é desenvolver novas possibilidades a partir da raiz forte, de produção totalmente artesanal. “A receita original veio de meu sogro, depois foram mais ou menos 20 anos de aprimoramento. No preparo, trabalhamos com vinagre artesanal de primeira linha”, ressalta a proprietária.
 

De Itajaí, em Santa Catarina, a Caviar Brasil produz ovas de tainha curada, marca Bottarga Gold. Um dos proprietários, Cassiano Ricardon Fuck, conta que o Brasil exportava para a Europa praticamente toda a produção de ovas in natura congelada. Porém, há cerca de oito anos, momento de crise no continente, muito do produto ficou parado. Foi quando decidiu comercializar o produto aqui no Brasil mesmo, porém, salgado e desidratado.
 

Foi assim que ganhou o mercado nacional e, há dez meses, o dos Estados Unidos, com ovas de tainha embaladas a vácuo e em cera de abelha para manter a tradição, e raladas, todas prontas para o consumo. “O trabalho é conquistar o mercado europeu. Essa exposição é muito importante, assim como o trabalho do Sebrae”, avalia.
 

Serviço:

Sirha Rio

De 4 a 6 de outubro de 2016

Das 11h às 20h.

Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca/RJ).

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br

 

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760