SIRHA - inaugura a segunda edição da maior feira de gastronomia do mundo

Data: 6.Out.2016
Fonte: TourisNews /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.
 

Tourisnews agradece seu interesse em cooperar para que os internautas mantenham-se informados sobre as novidades do turismo mundial. Nossa meta é trazer informações atualizadas e construtivas para a os parceiros da indústria turística e para o público interessado no assunto.


Produzida pela Fagga-GL eventos Exhibitions a feira é o evento internacional para profissionais de gastronomia, foodservice e hotelaria. É esperado crescimento no número de participantes em busca das novidades que terão participantes de todas as regiões do Brasil. SIHRA proporciona uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e negócios entre empreendedores e empresas na área de gastronomia.
 

O evento contará com seletivas regionais, com pelo menos um participante de cada região do país. A novidade foi uma forma de homenagear a gastronomia tão diversificada do Brasil. Nessa seletiva regional, cada concurso terá oito candidatos, sendo um participante da região Norte do país, um do Centro-Oeste, um do Sul, dois do Nordeste e três do Sudeste. Deste concurso, quatro serão escolhidos para a seletiva nacional, na próxima edição do SIRHA Rio 2017.
 

Do envolvimento das Instituições
 

Além do SEBRAE, patrocinado máster, o SIRHA conta ainda com o apoio de grandes associações das indústrias de gastronomia e hotelaria. Entre elas estão SINDRIO (Sindicato de Hotéis. Bares e Restaurantes), CNC (Confederação Nacional do Comércio de bens, Serviços e Turismo), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABRACOHR (Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes), ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e ABRASEL (Associação Brasileira de bares e Restaurantes).
 

O SEBRAE terá novamente uma área especial para destacar a riqueza dos pequenos produtores brasileiro, propiciando condições aos visitantes para descobrir produtos raros e exclusivos de diferentes regiões do país. O SEBRAE selecionou 15 estados e busca aumentar a conscientização da importância dos alimentos orgânicos e sustentáveis, tema em alta no mundo inteiro.
 

Coupe du Monde de la Pâtisserie
 

A Coupe du Monde de la Pâtisserie apresentou como presidentes técnicos o chef francês Philipe Brye e Flávia Quaresma, esta, como presidente de honra. Eles comandaram os candidatos que concorreram nas categorias chocolate e açúcar para a Seletiva Regional Brasileira e que tem como objetivo selecionar os 4 melhores pâtisseries para a disputa da Seletiva Nacional em 2017.
 

Bocuse D’or
 

Amanhã, dia 05, o Bocuse D’or inova mais uma vez e realiza a Seletiva Regional Brasileira do concurso. A finalidade é revelar os quatro melhores chefs brasileiros para disputarem a Seletiva Nacional, em 2017. O jovem chef carioca Thomas Troisgros assumiu a presidência técnica do concurso, ao lado de Laurent Suaudeau. Para integrar o júri de peso que avaliou os candidatos, teve a participação do franco-canadense Normand Laprise. Os chefs concorrentes cozinharão amanhã no segundo dia do evento, 5 de outubro.
 

Mesa ao Vivo
 

Paralela ao acontecimento, o Mesa ao Vivo é o maior evento de enogastronomia do país, que fará parte da programação do SIRHA Rio. Criado há doze anos pela revista Prazeres da Mesa, é estruturado como um “reality show editorial”. Destaca-se como surpresa o vinho azul lançado, em junho, na Espanha, que, na opinião dos franceses de uma maneira geral, não passa de uma simples “aberração enológica”.
 

O evento se dividirá entre a área de expositores, os concursos, o auditório que incluirá a programação do Mesa ao Vivo, da revista Prazeres da mesa, além de outros seminários, e a área de animação. Uma das novidades da edição será um torneio de gelatos para o criação do Sabor SIRHA Rio 2016, que acontecerá de 11h30 às 14h30, no dia 6, último dia do evento.
 

Da Premiação
 

Encerrando as atividades de hoje, dia 04, a Seletiva Regional Brasileira da Coupe du Monde de la Pâtisseri selecionou os 4 vencedores que disputarão a Seletiva Nacional em 2017; São eles, na categoria chocolate: Letícia B. de Oliveira Cruz, chef do Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro e Victor Santificetur, chef integrante do Champion du Monde de desserts glacés Thierry Bamas; na categoria açúcar: Marcone Calazans, atualmente chef confeiteiro do Club Atlético Paulistano e Sonia Aiko Takata, chef da gastronomia e confeitaria.

 

 

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760