Espaço Terroir do Sebrae reúne 80 pequenos produtores no Sirha Rio

Data: 10.Out.2016
Fonte: BOL /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.


Pelo segundo ano consecutivo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) levou cerca de 80 pequenos produtores de diversos estados brasileiros para participar do Sirha Rio, evento internacional para profissionais de food service e hotelaria, que começou dia 4 e termina hoje (6) no Riocentro.
 

Por meio das parcerias com os Sebraes estaduais, foram selecionados produtos com características de regionalidade e que atendem também a critérios de apelo gastronômico, elevado padrão de qualidade, certificação, linhas voltadas para a questão da sustentabilidade e alimentação saudável. Outro critério para participação foi o potencial para exportação. "Estamos aqui com 25 estados, cada um indicou em torno de três empresas para estarem participando. Estamos com uma média de 80 pequenas empresas aqui", disse a analista do Sebrae-RJ, Lídia Espíndola.
 

Produtores de cacau, da Bahia; pescado, de Mato Grosso; café, do Espírito Santo; castanha, do Amazonas, são alguns dos participantes do Espaço Terroir nessa nova edição do Sirha Rio. Lídia Espíndola disse que são produtos de todas as regiões do Brasil que podem interessar aos chefes gastronômicos internacionais presentes no evento para lançar pratos e tendências e que usem esses produtos na gastronomia. "A ideia é fazer essa conjunção dos produtos do Brasil e que os chefs conheçam, além de dar oportunidade a esses pequenos empresários de mostrarem seus produtos".
 

O resultado obtido pelos pequenos produtores na feira foi muito positivo, disse a analista do Sebrae-RJ, Lídia Espíndola André Cyriaco/Divulgação Sebrae.
 

O Rio de Janeiro apresentou produtos das regiões centro-sul do estado (saladas prontas), serrana (cafés especiais), noroeste (cachaça), médio Paraíba (fruto da palmeira jussara) e Costa Verde (cachaças com Indicação Geográfica, além das vieiras da Ilha Grande). Atualmente, o Sebrae/RJ atende a cerca de 2.920 produtores em todo o estado.
 

Segundo Lídia, o resultado obtido pelos pequenos produtores foi muito positivo. "Todos fecharam negócios e estão satisfeitos". Os produtores, acrescentou, comemoram a participação no evento, manifestando que "esse é o apoio que o empresário precisa".
 

Evento internacional
 

O Sirha reúne profissionais de gastronomia para compartilhar tendências mundiais do segmento. Ele é feito no Eurexpo Lyon, na França, todo mês de janeiro dos anos ímpares e, atualmente, ocorre também em outros cinco países: Brasil, México, Hungria, Suíça e Turquia. A próxima edição do Sirha Lyon será de 21 a 25 de janeiro de 2017.
 

Na primeira edição no Brasil do Sirha, que ocorreu ano passado, no Rio de Janeiro, o Sebrae-RJ ficou responsável pela organização do Espaço Terroir. O objetivo do Sebrae, nessa feira internacional e de alta gastronomia, que reúne grandes nomes do setor mundial, é dar oportunidade para os pequenos negócios de todo o Brasil poderem mostrar seus produtos.
 

Conhecimento
 

Para essa edição, em especial, o Sebrae criou, no Espaço Terroir, uma área do conhecimento, com palestras sobre harmonização de cervejas artesanais com queijo canastra, de cachaça com carne suína e de espumante com pirarucu, entre outras experiências gastronômicas. Em parceria com o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), o Sebrae-RJ fez a 1ª Virada da Inovação - Gastronomia Inclusiva, que teve 140 alunos de gastronomia inscritos. Do total, 60 alunos participaram de capacitações e oficinas promovidas em setembro passado, que resultaram na seleção das melhores ideias de negócios do segmento de alimentação fora de casa, nas categorias redução de desperdício/resíduos, impacto social e novas tecnologias.
 

Lídia informou que o Sebrae-RJ está trabalhando para garantir um espaço brasileiro na edição francesa do Sirha, em Lyon, em 2017. "A gente está com essa expectativa de conseguir, sim", manifestou.
 

O primeiro Sirha Rio 2015 recebeu 189.028 visitantes profissionais, incluindo 25.448 internacionais; 19.715 'chefs'; e 3.045 expositores e marcas, incluindo 486 internacionais.

 

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760