Sirha Rio seleciona quatro chefs brasileiros para próxima etapa do Bocuse d'Or

Data: 10.Out.2016
Fonte: Anna Ramalho /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.


Alguns dos maiores chefs do Brasil e do mundo estiveram presentes no segundo dia do Sirha Rio – feira internacional de gastronomia e hotelaria – nesta quarta-feira (5). O Riocentro foi agitado pela etapa regional do Bocuse d’Or, que selecionou quatro candidatos para a próxima fase do concurso, em 2017. Luiz Filipe de Azevedo e Souza (São Paulo), Ricardo Dornelles (Porto Alegre), Marcelo Milani (São Caetano do Sul – SP) e Danilo Takigawa (Presidente Prudente – SP) foram os selecionados.
 

O júri responsável pela escolha contou com o chef canadense Normand Laprise (Toque! e T! Brasserie – Montreal) como presidente e Geovane Carneiro (D.O.M – São Paulo) como presidente de honra. Os outros jurados foram Giovanna Grossi (chef consultora – Maceió), Agenor Maia (Olivae – Brasília), Leo Paixão (Glouton – Belo Horizonte), Manu Buffara (Restaurante Manu – Curitiba) e Maria do Céu Athayde (chef consultora – Manaus). Cada candidato teve 2h30 para preparar um prato com o pernil de cordeiro, o ingrediente obrigatório do concurso.
 

Luiz Felipe de Azevedo e Souza preparou o pernil de cordeiro com três tipos diferentes de aromas de cidreira e envolto em crosta de pistache. O acompanhamento foi rabanete infusionado com amburana e glaceado com manteiga defumada, “pannacotta” acidulada de capim santo e absoluto de batatas.
 

Já Ricardo Dornelles fez o mosaico de pernil de cordeiro com carvão vegetal, bombom de queijo feta e beterraba, batata bouchon moderna, recheada com purê de batata aerado, flan de couve-flor defumada e molho roti de cordeiro.
 

O prato do chef Marcelo Milani foi o pernil de cordeiro ao molho de cogumelo yonomami e lascas de castanha-do-pará guarnecido de feijão manteiguinha, canolli de mandioquinha recheado de creme de cebola e pimenta baniwa, pupunha fondant com creme de sálvia, creme de pinhão e limão confit.
 

Por fim, a receita de Danilo Takigawa foi o pernil de cordeiro desossado, salsa de cupuaçu, purê de milho verde defumado, espinafre e mini beringela tostada na chapa, vinagrete de cambuci.

#

Rio de Janeiro
Avenida Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1717