Cerveja de associação da Serra é atração no Mondial de la Bière

Data: 17.Out.2016
Fonte: Beer Art /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.


Cerveja das Montanhas foi criada em conjunto pelas cervejarias que integram Rota Cervejeira RJ
 

Os " meninos" da Confraria do Garoto, figuras ilustres do cenário turístico do Rio de Janeiro, provaram a cerveja da Rota Cervejeira RJ 
 

Entre os mais de mil rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas, em 120 estandes espalhados por três armazéns do Píer Mauá, uma cerveja no Mondial de la Bière Rio tem um significado especial para as cervejarias da Serra fluminense. A presidente do do Mondial de la Bière, Jeannine Marois, passou pelo estande da Rota Cervejeira RJ, que fica bem no início do evento, e comemorou com Ana Cláudia Pampillón e Alexandre Zubaran - coordenadora e consultor da rota - o lançamento da "Cerveja das Montanhas" na sua versão de primavera.
 

É a primeira vez no país que uma associação cervejeira lança um produto criado de forma colaborativa para um evento deste porte, unindo tantas cervejarias e cidades em torno de uma única estratégia. A novidade, é claro, encantou e surpreendeu os visitantes do festival.
 

Coordenadora da Rota com a presidente do Mondial, Jeannine Marois 
 

Produzida com a água especialíssima da Serra do Rio, a "Cerveja das Montanhas – Primavera 2016" é uma Hop Saison, de sabor leve, marcante e aroma inconfundível, com coloração vibrante como um fim de tarde de primavera, produzida com lúpulos nobres - Polaris, Mandarina Bavária e Huell Mellon - além de um quarto lúpulo, elemento “top secret” dos mestres-cervejeiros, com teor alcoólico de 7,2%.
 

Para o consultor Alexandre Zubaran, o lançamento é um caso único, porque nasce fruto de uma aliança estratégica entre importantes produtores cervejeiros, em consagrados destinos turísticos, que resulta naturalmente em algo muito poderoso.
 

“Para nós, a Cerveja das Montanhas não é um produto, é a materialização de um pensamento, fruto da visão compartilhada de tudo que representa a causa da ACCERJ-Tur (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro) como destino turístico”, explica Zubaran.
 

Famosos e público cervejeiro elogiaram Saison da Rota Cervejeira RJ Localizado no primeiro armazém do evento, logo na entrada, o estande da Rota Cervejeira RJ fez sucesso no primeiro dia do Mondial. Centenas de pessoas fizeram questão de conhecer e provar a ‘Cerveja das Montanhas', produzida exclusivamente para o evento e que não será comercializada.
 

O carioca Bruno Caetano, que pela terceira vez visita do festival, observou:
 

"É uma oportunidade única provar esta cerveja feita com a expertise dos mestres cervejeiros e com a água pura da Serra do Rio. Adorei esta mistura de lúpulos e esse amargor que se sente no final. As garrafas também ficaram lindas e muito diferentes do que vemos aqui no festival. Uma pena que a Rota não vai fabricar para comercialização. Eu compraria com certeza."
 

A ‘Cerveja das Montanhas' fez muito sucesso também com o público feminino. A mistura de lúpulos utilizados por cervejarias das três cidades da Serra - Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo -, a leve doçura frutada, misturada com um amargor final, além dos 7,2% de teor alcoólico (parece bem menos) conquistaram as mulheres presentes.
 

A jovem Ana Dantas, que trabalha no setor de gastronomia, comentou:
 

"É a segunda vez que passo aqui para comprar esta cerveja. Adorei a novidade. E olha que já provei muitas outras aqui no festival. Ela e encorpada, aromatizada e tem esse leve amargor gostoso no final. Me conquistou por completa."
 

Além de centenas de visitantes, o estande da Rota Cervejeira RJ personalidades do meio cervejeiro e da gastronomia, como Jimmy McManis (o cozinheiro "ogro" de Ana Maria Braga), Cilene Saorin, mestre-cervejeira e uma das mais importantes sommeliers de cervejas do país, a sommelier e colunista Priscilla Colares, além de secretários de Turismo de municípios de todo o estado, representantes de entidades como Firjan e Sebrae, entre outros.
 

O diferencial do estande da Rota Cervejeira RJ não é apenas a cerveja lançada exclusivamente para o festival, mas a oportunidade vislumbrada por muitos visitantes de conhecer os atrativos da Rota. Muitos visitantes declararam querer visitar as cervejarias e as belezas naturais da Serra do Rio.
 

O engenheiro Marco Rodrigues afirmou:
 

"Adorei este mapa da rota e conhecer as possibilidade de turismo na Serra. Vou reunir um grupo de amigos e contatar logo uma das agências que estão fazendo este roteiro. Achei que esse tipo de turismo cervejeiro só acontecesse no sul do país."
 

Uma Rota para degustar a melhor cerveja e as melhores paisagens A Rota Cervejeira RJ foi criada em 2014 com o objetivo de fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais da Serra do Rio e une grandes e pequenos produtores nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo: Otten Brau, Cervejaria Bohemia, Cidade Imperial, Grupo Petrópolis, Ranz Bier, Cazzera, Cervejaria Real, BrewPoint e Vila St. Gallen.
 

A Rota oferece pacotes com roteiros elaborados e comercializados por agências de turismo, e incluem atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as e degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza.

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760