Time brasileiro compete na final mundial da Coupe du Monde de la Patisserie

Data: 24.Jan.2017
Fonte: Guia da Culinária /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.
 

Time brasileiro compete na final mundial da Coupe du Monde de la Pâtisserie
 

Treinados por Ramiro Bertassin, os chefs confeiteiros Abner Ivan, Marcone Calazans e Fernando Oliveira escolheram o tema Piratas do Caribe.
 

De 21 a 25 de janeiro, a cidade francesa de Lyon recebe o Sirha (Salon International de la Restauration, de l´Hôtellerie et de l´Alimentation), maior evento do mundo de gastronomia, hotelaria e foodservice, que acontece a cada dois anos. Além de oferecer uma oferta completa para profissionais do mercado, o salão se destaca por receber prestigiados concursos internacionais, entre eles a Coupe du Monde de la Pâtisserie, voltada para a confeitaria.
 

A equipe brasileira que chegou à final mundial do concurso é composta por Abner Ivan, especialista em chocolates, Marcone Calazans, expert em açúcar, e Fernando Oliveira, responsável pela parte de gelo. Eles foram treinados pelo chef Ramiro Bertassin, que já participou três vezes da final da Coupe du Monde de la Pâtisserie em Lyon. Depois de passarem com sucesso pelas etapas nacional, no Rio, e continental, no México, eles chegam à final com o tema ‘Piratas do Caribe’.
 

Durante a prova, apresentaram uma sobremesa de chocolate, com coco, nibs de cacau, sablet de chocolate e castanha de baru; uma sobremesa gelada, com coco, abacaxi sablet salgado e manga; sobremesas empratadas que imitavam uma garrafa de rum, feitas com casquinha de chocolate, banana, bavaroise de rum e espuma de coco. Além disso apresentaram quatro esculturas: uma de açúcar, uma de chocolate, uma de gelo e uma peça esculpida à mão em chocolate.
 

“É uma grande honra participar mais uma vez da competição, desta vez como técnico e jurado. Vivi de perto o esforço e a dedicação da equipe e estou muito orgulhoso do resultado que apresentaram”, afirma Ramiro.
 

Ao lado do Brasil, competiram mais dez equipes: Inglaterra, México, Bélgica, Argentina, Turquia, Singapura, Indonésia, Malásia, Japão e França – os três últimos, grandes favoritos.
 

O resultado será anunciado no dia 23 de janeiro, depois das 12 equipes restantes apresentarem seus trabalhos.
 

Fundado em 1987 pelo chef francês Gabriel Paillasson, o concurso é o maior evento internacional de confeitaria. “Só os melhores estão aqui, por isso os jurados serão rígidos e esperam ser surpreendidos”, conta ele.
 

Excelência, paixão, toque humano, compartilhamento e abertura ao mundo são alguns dos valores promovidos pelo concurso. O presidente de honra desta edição será Kamal Rahal Essoulami, chef que contribuiu muito para o desenvolvimento da confeitaria no Marrocos. O francês Philippe Rigollot é o novo presidente da Coupe du Monde de la Pâtisserie.
 

Sobre o Sirha
 

O SIRHA (Evento Internacional para Profissionais de Food Service e Hotelaria) reúne profissionais de food service para compartilhar tendências mundiais do segmento. Realizado no Eurexpo Lyon, todo mês de janeiro dos anos ímpares, o Sirha apresenta, há mais de 30 anos, concursos gastronômicos internacionais: o Bocuse d´Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie, criados, respectivamente, por Paul Bocuse e Gabriel Paillasson. Atualmente, o SIRHA também acontece em outros cinco países: Brasil, México, Hungria, Suíça e Turquia.
 

A edição do SIRHA Lyon está sendo realizada de 21 a 25 de janeiro de 2017, no Eurexpo, em Lyon (França). O grupo GL events, líder mundial no setor de eventos, é o responsável por trazer o Sirha ao Brasil através de seu braço local, a Fagga. A edição de 2017 acontecerá entre 7 e 9 de novembro na São Paulo Expo.

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760