[EVENTO] Geek & Game Rio Festival 2017: Por uma maior representatividade no mundo geek!

Data: 3.Mai.2017
Fonte: Delirium Nerd /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.
 

Parece que os nossos dias de abstinência de eventos legais para geeks acabaram, finalmente. Após a estreia da Comic Con Experience (CCXP), ano passado, em São Paulo e de sua versão “lite” esse ano no Nordeste, chegou a vez do Rio de Janeiro receber um grande evento geek anualmente. E a primeira edição do Geek & Game Rio Festival não poderia ter sido mais promissora!
 

Durante três dias – 21, 22 e 23 de abril – o Riocentro foi inundado por geeks de todas as idades, sexos, etnias e polos “nerdísticos”. Talvez o maior evento desse tipo que a cidade já recebeu recentemente, o GGRF conseguiu alcançar a maioria dos aspectos do mundo nerd, sendo, por isso, completamente democrático aos gostos de seus visitantes.
 

Palestra “Ferramentas criativas: a influência da cultura pop na formação literária” – Com Eduardo Spohr, Affonso Solano e Andre Gordirro
 

Estandes de quadrinhos e mangás dividiram o espaço com a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, com lojas especializadas em produtos de galáxias far far way e naves voyagers vulcanas/humanas.
 

Ainda nos deparamos – e surtamos – com uma arena de vídeo-game, a Gamer Stadium, semelhante a um anfiteatro, para, além de palestras relacionadas aos jogos, assistirmos a partidas ao vivo tanto de equipes masculinas e femininas quanto de gamers profissionais individuais.
 

E, também, a Artway, um espaço reservado a artistas novos e independentes – salvo David Lloyd – garantia o contato do público com os novatos do meio editorial e artístico, além do já conhecido contato por meet & greets com os participantes mais conhecidos.
 

Estando o entretenimento, além dos estandes, dos meet & greets e das partidas na arena, a cargo do concurso de Cosplay – adulto e mirim – e das diversas palestras que ocorreram ao longo dos três dias de eventos, na Hiker Station, também, alcançando o mais diverso público e assuntos do meio geek. Quem não queria ver palestras ou partidas, ou mesmo quem aproveitava um intervalo entre os eventos, ainda podia se divertir com estações do jogos com os mais diversos vídeo games – desde o clássico Street Fighter até Just Dance – isso, é claro, se não quisesse se aprofundar mais e se arriscar nos RPGs dispostos em mesas livres, contando ainda com mestres para ajudar e intensificar o decorrer da partida, se o jogador desejasse.
 

Dentre todos os pontos positivos do próprio evento, o que mais se destacou, para nós, foi a quantidade de mulheres e meninas presentes no espaço.
 

Apesar de não estarem tão presentes entre os palestrantes, e até sendo praticamente ignoradas quando dividiam o painel com participantes masculinos, entre o público elas chegavam a uma grande porcentagem, demonstrando que as mulheres também sabem e se interessam pelo universo geek, apesar do que as más línguas – leia-se machistas e sexistas – insistem, há anos, em dizer.
 

A quadrinista Beliza Buzollo (segunda da direita para a esquerda) foi praticamente ignorada durante a palestra “Quadrinhos como Ferramenta de Protesto” ao dividir o painel com David Lloyd e Luciano Cunha
 

No mais, na arena as partidas femininas conseguiram atrair grande público e as gamers demonstravam uma notável técnica e experiência, tanto que a cada morte – ou apenas ferimento – nos pegávamos experimentando a mesma sensação que um gol adversário causa.
 

Counter Strike – 2ª Partida Desafio Feminino: ProGaming X Victory

Com o que vimos, para um primeiro evento desse porte, saímos satisfeitas e já ansiosas para o próximo, esperando que a edição de 2018 traga não apenas ainda mais variedade nerd, mas variedade de gênero e raça (também), já que a proporção de palestrantes negros era ainda menor do que de palestrantes mulheres. Mas valeu a pena! E esperamos que todas as mulheres e meninas que foram ao evento tenham saído de lá com a mesma sensação que nós: esperança de maior inclusão no no universo geek.
 

Você pode conferir as fotos e vídeos da cobertura oficial do evento, AQUI e AQUI
 

O post [EVENTO] Geek & Game Rio Festival 2017: Por uma maior representatividade no mundo geek! apareceu primeiro em DELIRIUM NERD.
 

#

Rio de Janeiro
Avenida Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1717