Tudo sobre o Geek & Game Rio Festival 2017

Data: 3.Mai.2017
Fonte: O Estado RJ /Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.
 

Primeiro mega evento carioca do gênero, é também um espaço de incentivo ao trabalho de autores nacionais de quadrinhos
 

Pela primeira vez, o Rio de Janeiro foi palco de um mega evento envolvendo a cultura pop do mundo dos games.
 

No Geek & Game Rio Festival 2017 (GGRF), realizado que aconteceu em abril, além do foco nos games e no universo geek que o envolve, as atrações incluiu literatura, como quadrinhos e universos estendidos, além de espaço para autores nacionais e cinema.
 

O evento trouxe a Cidade Maravilhosa vários convidados, desde autora dos livros inspirados no universo do game Warcraft até youtubers nacionais, e foi cenário para um desfile de cosplayers.
 

O verdadeiro mundo dos geeks e gamers

Realizado no Riocentro, o GGRF 2017 contou com painéis e palestras com artistas e assuntos diversos, disputas entre gamers e concursos de cosplayers.
 

O Gamer Stadium foi o palco principal do evento, onde os torneios de games aconteceram, com disputas que contou com torcidas nas redes sociais. Inclusive disputas de gamers femininas, mostrando que game não é coisa só dos homens.
 

A arte de caracterização de personagens, mais conhecida por cosplayer, teve lugar de honra na primeira edição do GGRF. O evento permitiu que os sérios artistas dessa arte, infelizmente, ainda difamada no Brasil, tivessem a chance de mostrar o resultado do árduo trabalho de caracterização e também puderem participar do Cosplay Awards.
 

Já os pequenos tiveram um espaço só deles. No Little Heroes, durante os três dias de evento, aconteceram atividades que foram de desfile de Cosplayers Mirins até Oficinas, como a de Cosmaker e a de Ciências, que incluiu a de robótica de LEGO. Também ensinaram as crianças a jogar boardgames, RPGs e cardgames.
 

Entre as atrações e temas abordados em painéis e palestras, destaque para ‘Tipos e tribos – O quadrinho no Rio de Janeiro’, com João Carpalhau, Renato Lima, Thiago Elcerdo, Roberta Araujo e Ota, palestra que foi mediada pelo autor e quadrinhista Estevão Ribeiro.
 

No GGRF LAB, os destaques foram ‘Os Segredos da Animação 2D’, com Killerjabuti, ‘Edição de Vídeos’, com Anderson Gaveta e ‘Recursos Narrativos para Quadrinhos’, com Rodney Buchemi.
 

Do mundo virtual, ‘Toma meu like: Quadrinhos que nasceram na Internet’, com Carlos Ruas, Marcos Noel, Marcelo Amaral, Ana Carolina Recalde e Estevão Ribeiro. E os youtubers do Canal de cinema e TV Pipocando, a dupla Bruno Bock e Rolandinho em ‘A maior pipoca do Brasil’.
 

Na literatura, vinda dos games ‘O Universo expandido de Warcraft’ com Christie Golden e Gustavo Nader, mediado por Flávia Alves.
 

Destaque também para ‘Ferramentas criativas – a influência da cultura pop na formação literária’, com Eduardo Spohr, Affonso Solano e Andre Gordirro. A autora brasileira Ana Cristina Rodrigues, foi uma das expositoras e também mediadora de palestras.
 

Para quem ainda acha que ser geek é como ter “complexo de Peter Pan” no século XXI, o conceito foi revisto, ao discutirem como a área pode gerar renda em ‘Economia Criativa: Como empreender no mercado Geek’ com Affonso Solano, AJ. Oliveira, André Gordirro, Christian Gintner, Enéias Tavares, Killerjabuti (Gilson Junior), Luiz Guilherme Guedes, Luiz Paulo Lindroth, Pilar Moretzsohn e Victor Azevedo. E também em ‘Empreendedorismo GEEK’, com Pilar Moretzohn e Luiz Guilherme Guedes.
 

O cinema também teve espaço no GGRF 2017 e o filme ‘O Rastro’, que chega aos cinema em 18 de maio, marcou presença.

#

Rio de Janeiro
Avenida Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1717