Bienal do Livro anuncia programação

Data: 29.Ago.2017
Fonte: Maior Viagem


 Entre 31 de agosto e 10 de setembro o Riocentro recebe o maior evento literário do Brasil. A décima oitava edição da Bienal do Livro Rio terá em sua programação cultural espaços inéditos e receberá 300 convidados em 360 horas de programação. Para os amantes dos livros esse é o evento do ano e em 2017 serão mais 40% de atividades culturais em um espaço de 80 mil m².

A Bienal é o terceiro maior evento do Brasil em número de público, ficando atrás apenas do Réveillon e do Carnaval. Para esse ano uma das grandes novidades é a chegada do sistema integrado metrô-BRT que irá facilitar o acesso a feira. Além disso, ao lado do Riocentro existem diversos hotéis que são ótima opção de hospedagem para quem vem de fora do Rio. O Maior Viagem selecionou uma série de locais para se hospedar perto da Bienal do Livro Rio. Faça a sua reserva através desse link, assim você compara diferentes preços e ajuda a manter o nosso site sempre atualizado, sem pagar nada mais por isso.

Um dos grandes destaques do evento, o Café Literário está dividido em três grupos de assunto. O primeiro aborda temas como igualdade e política, com mesas sobre questões de gênero, racismo, drogas e operação Lava-Jato, por exemplo. O segundo tratará da literatura com sessões sobre a obra de Ferreira Gullar, o novo livro do vencedor do Prêmio Camões, Pepetela, e encontros sobre grandes lançamentos. Já o terceiro grupo vai abordar variedades e celebrações, como os 90 anos de Tom Jobim e os 100 anos da Revolução Russa. Além disso, o espaço terá sessões infantis - Cafezinho Literário - marcadas para a manhã do primeiro sábado e do último domingo da Bienal do Livro. Rita Lobo, Arthur Xexéo, André Trigueiro, Fabrício Carpinejar e Ruy Castro, Ana Paula Maia, Fernando Gabeira, Martinho da Vila, Alberto Mussa, Heloisa Seixas, Muniz Sodré, Bruna Beber e Miriam Leitão são alguns nomes que compõem a programação.

A grande novidade para esse ano é a Geek & Quadrinhos. Serão colocados em pauta temas como representatividade feminina, lembrará as obras mais influentes que continuam a inspirar produções atuais e mostrará a realidade atual da profissão de quadrinista. O espaço abrigará ainda mesas de jogos, batalhas medievais e realidade virtual, além de uma programação especial para os pequenos nerds, desenvolvida pelo Mundinho Geek, que terá oficinas de Quadrinhos, Cosmaker e Poções, além de pintura facial geek e um divertido quiz sobre a saga Star Wars.

O público jovem também poderá aproveitar a Arena #SemFiltro, que esse ano passará a receber 400 pessoas para debates sobre representatividade LGBT, games, feminismo, música e poesia, entre muitos outros assuntos, com nomes como Maisa, Helio de la Peña, Larissa Manuela, Mario Sérgio Cortella, Kéfera, Marcelo Yuka, Rafael Vitti e Marina Ruy Barbosa. A programação dos espaços se completa com o EntreLetras, para pequenos leitores. O espaço vai vai oferecer ao visitante letras e palavras para que cada um possa criar suas narrativas em diversas estações de brincadeiras. Na área de apresentações, uma fábula com cerca de 15 minutos contará como as palavras surgiram. Além disso, o espaço para apresentações vai receber diariamente espetáculos criados especialmente para o evento, em um total de 85 apresentações. Já a Praça da Língua é uma instalação audiovisual recria a experiência-símbolo do Museu da Língua Portuguesa, onde o universo da palavra é reverenciado em um espetáculo de som e luz.

O espaço da Praça Copacabana também foi ampliado esse ano, com três cabines para a realização das sessões de autógrafos e fotos com os autores. Os escritores que têm a expectativa de receber um público ainda maior são dirigidos para o Palco Maracanã, que também conta com uma cabine de autógrafos. Para oferecer mais conforto ao público, os bate-papos com nomes celebrados acontecem no Encontro com Autores, um espaço para 400 pessoas.

Em 2017, a Bienal do Livro vai reunir o maior elenco de escritores brasileiros de todos os tempos. Ao longos doa 11 dias serão mais de 300 autores como Ana Paula Maia, Martinho da Vila, Pedro Siqueira, Lilian Schawarcz, Fernando Gabeira, Alessandro Molon, Alberto Mussa, Marcelino Freire, Ilona Szabo, Artur Xéxeo, Gabriel Bá e Fabio Moon, Will Conrad, Cris Peter, Carlos Ruas, Tico Santa Cruz, Maju Trindade, Malena Nunes, dentre outros.

Mas grandes nomes internacionais também estão confirmados. O primeiro sábado (02/09) promete atrair milhares de leitores da britânica Paula Hawkins - que vendeu mais de 20 milhões de exemplares com a publicação "A garota do trem" e acaba de publicar no mundo todo "Em águas sombrias". No mesmo dia, Jenny Han conversa com os fãs da trilogia iniciada com o fenômeno "Para todos os garotos que já amei". No domingo (3/9), a Bienal vai receber o vencedor do Prêmio Camões, Pepetela, que lançará seu novo romance "Se o passado não tivesse asas". Sofia Silva, a portuguesa que conquistou os leitores brasileiros com a série "Quebrados", também estará presente, assim como Abbi Glines, conhecida pela coleção "Rosemary Beach". No feriado (07/09), será a vez de Gayle Forman. Best-seller do New York Times com "Se eu ficar", a autora lançou no ano passado seu primeiro romance adulto "Quando eu parti". Na sexta-feira (08/09), o ganhador do Pulitzer e autor de "O Poder do hábito", Charles Duhigg, terá seu primeiro bate-papo no Encontro com Autores. O sábado (09/09), contará com Carl Hart, autor "Um preço muito alto", e Karin Slaughter, que teve seu romance "Cega" publicado em mais de 30 idiomas. No último dia de evento (10/09) Duhigg volta ao evento para uma sessão do Café Literário. Completa o time Victoria Schwab, que lança na Bienal "Um encontro de sombras", continuação da série "Um tom mais escuro de magia".

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760