Primeiro dia da 18ª Bienal do Livro Rio foi marcado por experiências para toda família

Data: 12.Set.2017
Fonte: Feiras do Brasil Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Primeiro dia da 18ª Bienal do Livro Rio foi marcado por experiências para toda família

O maior evento literário do Brasil, a Bienal Internacional do Livro, começou sua 18ª edição, nesta quinta-feira, dia 31, com centenas de atrações para os mais diversos públicos. A abertura oficial reuniu autoridades como o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, o secretário Estadual de Educação Wagner Victer, o Secretário da Economia e da Cultura, Mansur Bassit, a secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, bem como o presidente do Sindicato Nacional dos Autores de Livros (SNEL), Marcos Pereira.
 
"A Bienal do Livro é responsável por atrair os olhos do mundo para nossa cultura. Durante esse período difícil em que vivemos, precisamos de investimentos de longo prazo em educação, cultura e projetos consistentes que incentivem a leitura e o conhecimento", comentou Pereira, ressaltando o papel fundamental da literatura para a mudança ética que o Brasil precisa.
 
O prefeito do Rio ressaltou que a reunião de tantos autores brasileiros em prol da educação do país é a boa notícia que tem que ser disseminada. "A Bienal é um bom motivo para mostrar o quanto somos extraordinários mesmo enquanto superamos uma crise", afirmou Marcelo Crivella. Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estiveram também
 
Geek &Quadrinhos
 
Grande novidade deste ano, o Geek & Quadrinhos foi um verdadeiro sucesso no primeiro dia da Bienal do Livro. Um espaço novo, multiuso criado para receber todo o universo de superpoderes e conflitos fantásticos. Os óculos de realidade virtual foram a atração mais procurada, reunindo uma legião de curiosos, desde crianças a adultos que paravam para viver a experiência de realidade aumentada. A área de 200 m² contou também com jogos de tabuleiros, como RPG.
 
A Batalha Ilustrada, com Emerson Lopes e Viviane Marchetti, ajudou os participantes a criar dois novos super-heróis - a Mulher Sushi e o Dinossauro Humanoide Alienígena -, que surgiram da imaginação das crianças. Para encerrar as atividades do espaço, o escritor e ilustrador Affonso Solano, um dos maiores nomes do cenário Geek nacional e curador do espaço, comandou um bate-papo sobre o "politicamente correto" com o designer gráfico Carlos Ruas, criador da webcomics "Um sábado qualquer".
 
"O bate papo 'Brincando com Deus' abrange o que é considerado certo e o que é considerado errado. Até que ponto o humor pode ir e qual o limite do politicamente correto. Carlos Ruas é um especialista em falar sobre religião em suas webcomics, um tema bastante polêmico e, por isso, é importante abrir este debate", explicou Solano.
 
Café Literário
 
No Café Literário, com curadoria de Rodrigo Lacerda, uma conversa mediada pela jornalista Mànya Millen reuniu representantes de três das mais importantes editoras brasileiras da atualidade, cada uma delas com uma trajetória muito particular: Zahar, Companhia das Letras e Editora 34.
 
Diferentes também são os perfis dos editores que participaram do debate. Cristina Zahar, filha de Jorge Zahar, umas das lendas da indústria do livro no Brasil, que herdou a missão de dar continuidade à obra do pai e já encaminha a transmissão da responsabilidade para a próxima geração.
 
Luís Schwarcz, fundador da Companhia das Letras, a editora que revolucionou o mercado brasileiro nos anos 1990; e Alberto Martins que depois de colaborar em diversas casas editoriais, ligou-se à Editora 34, participando da sua consolidação como uma das mais respeitadas do país.
 
Em seguida, ainda no Café Literário, houve uma homenagem ao livreiro Sérgio Machado, presidente do Grupo Editorial Record, que faleceu em 2016. Participaram da mesa, Sônia Machado, irmã de Sérgio e atual presidente do Grupo, e os escritores Lya Luft, Edney Silvestre e Eduardo Spohr. A mediação foi da jornalista Leda Nagle.
 
Encontro com Autores
 
O Encontro com Autores recebeu o máster coach, PhD e Presidente da Febracis - maior instituição de coach do mundo, Paulo Vieira. No início da primeira noite do evento, ele hipnotizou a plateia que esteve no auditório Madureira. Paulo falou sobre inteligência emocional e o poder do foco, tema do seu mais novo livro - "Foco na Prática: Manual Prático para uma Vida Extraordinária".
 
Durante a palestra, que durou cerca de uma hora, Paulo afirmou que "Foco é poder" e provocou o público a interagir e pensar sobre como usam o poder. "O poder do foco está na forma como comunicamos, pensamos e sentimos. Isso tudo produz crenças, e crenças são alcançáveis. A mente humana prevalece sobre o corpo", finalizou o guru da inteligência emocional.
 
Arena #SemFiltro
 
A Arena #SemFiltro é um espaço que também atrai o público jovem. No primeiro dia, Rafael Vitti, Yasmin Gomlevsky, Charles Peixoto, e João Doederlein declamaram poesias com a mediação da poetisa Viviane Mosé. Um encontro com diferentes gerações de poetas teve como objetivo mostrar que independentes das inúmeras plataformas usadas antigamente e atualmente, todas possuem a mesma finalidade, expressar sentimentos ou situações do cotidiano.
 
Sobre a Bienal
 
A festa que aproxima escritores, editores, livreiros, professores, estudantes, leitores e visitantes de todas as idades e perfis vai ocupar 80 mil m² do Riocentro, entre 31 de agosto e 10 de setembro. A Bienal Internacional do Livro Rio - terceiro maior evento do calendário carioca em número de público presente, ficando atrás somente do Carnaval e Réveillon - é fruto de uma parceria de mais de três décadas entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL events Exhibitions.
 
Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
 
Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos.
 
Sobre o SNEL
 
O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. O atual presidente do SNEL é Marcos Pereira.

 

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760