Feira no Rio traz oportunidades para quem quer empreender em rede

Data: 26.Set.2017
Fonte: O Globo Online


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.
 

De quinta-feira a sábado, dias 28 e 30, quem busca uma forma de empreender em rede terá uma chance de conhecer mais sobre o universo das franquias. A Expo Franchising Rio 2017 acontecerá na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e deve receber 250 marcas expositoras do setor. Boa oportunidade para conversar e tirar dúvidas, como fez Monique Castro, em 2016.

- Tive tratamento diferenciado no stand da Pelo Zero e, com muita paciência, conseguiram tirar as minhas dúvidas. Eu acreditei no potencial da marca. Hoje, tenho certeza que fiz a escolha certa e amo o que faço - conta ela, que aos 38 anos, abriu seu negócio.
 

A pedido do EXTRA, André Luis Pereira, fundador e consultor da Grupo Soares Pereira e Papera, montou um guia para interessados aproveitarem da melhor forma o evento (ao lado). O trabalho começa já, conhecendo os números do setor. E ele dá uma ajudinha:
 

- No ano de 2016, o faturamento bruto foi de R$ 151 bilhões em vendas dos segmentos, em cima das 3.050 redes de franquias associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Elas geram rendimento para 145 mil unidades franqueadas. E isso representa um crescimento de 8% em relação a 2015. A expectativa para este ano é a taxa ficar entre 7% e 9% - afirma André.
 

Os índices são comemorados pelos organizadores da Expo Franchising.
 

- Por que a gente observa números mais positivos do que no varejo em geral? Atribuo às forças das marcas e suas reputações. O segundo motivo é o próprio investimento que elas fazem em marketing, profissionalização, busca por inovação e o trabalho em rede. O franqueado é preparado por alguém que já viveu isso. Enquanto em geral, mais de 70% das empresas fecham suas portas antes de completar cinco anos de vida, entre as franquias, o índice de insucesso é inferior a 10% - argumenta Eliane Bernardino, presidente da ABF seccional Rio.
 

Confira os dados antes de assinar
 

Segundo o consultor André Luiz Pereira, o franqueado se beneficia ao entrar em um negócio que já tem um histórico de sucesso, podendo obter privilégios com fornecedores, em taxas de banco e outros quesitos. Treinamento e suporte oferecidos também são fatores positivos. Mas tudo deve ser checado, num trabalho que dura até depois do evento. Em reuniões agendadas, o interessado pode pedir uma Circular de Oferta de Franquia - documento que, segundo a lei brasileira, deve ser entregue ao menos dez dias antes da assinatura do contrato e que reúne informações da marca, como até contatos de pessoas que fecharam unidades.
 

Através do site www.expofranchising.com.br, é possível comprar antecipadamente e com condições especiais - para entrar nos três dias do evento - os passaportes individuais (R$ 55) ou para duas pessoas (R$ 85). A programação promete ser extensa, com as estações "Sucesso" - com curadoria da Universidade Veiga de Almeida, que lançará na feira o primeiro curso superior de franchising da América Latina - e a "Motivação", oferecida pela organizadora do evento, a Fagga.
 

- Interessa ao dono de uma marca que quer franquear, ao mercado de shoppings, aos prestadores de serviços para franquias. É um grande local de networking - afirma André Pereira.

#

Rio de Janeiro
Avenida Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760