Bons negócios para os expositores e experiências para os fãs de aventura marcam a 18ª Adventure Sports Fair

Data: 17.Nov.2017
Fonte: Feiras do Brasil Online | SP


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Com grandes marcas, atrações para o público, conteúdo com especialistas em atividades outdoor e forte presença de destinos de aventura, evento atraiu mais de 26 mil pessoas entre 27 e 29 de outubro, em São Paulo.
 

Não faltou fôlego nem animação às 26.715 pessoas que visitaram o São Paulo Expo nos três dias da Adventure Sports Fair, principal feira de esportes e turismo de aventura da América Latina. De 27 a 29 de outubro, o evento reuniu destinos, acessórios e equipamentos, vestuário e calçados entre outros produtos. No total foram 90 marcas participantes, mais de 100 palestras e atrações interativas como o Circuito de Arvorismo, a Parede de Escalada de 7,5 metros, pista de Snowboard & Ski de 35 metros, o Tanque de Mergulho, a Piscina de Remada de 90 m3, pista de Curling, Queda Livre e o Simulador de Surf Indoor. Quem foi ao pavilhão do São Paulo Expo também pôde encontrar um leque completo de veículos de aventura, além de curiosidades como o maior triciclo do Brasil na área externa do pavilhão.
 

O evento trouxe a São Paulo atividades e novidades para todos, desde os aventureiros até famílias que, até então, tinham pouco contato com esse universo. "A Adventure Sports Fair reúne negócios, conteúdo e experiências em um só lugar. É um ambiente que proporciona diversão e, ao mesmo tempo, realização de parcerias, aproximação com o consumidor final e visibilidade às marcas presentes. Além disso, nossos palestrantes trocam informações e criam novos projetos a partir da Adventure. Tivemos um crescimento de 37% do público visitante se comparado ao mesmo período da última edição. O evento foi um sucesso", afirma o diretor de Núcleo da Fagga | GL events Exhibitions, Marcelo Marino.
 

Entidades apoiadoras também comemoram os resultados. O Diretor de comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), Gil Cunha, avalia que a 18ª edição da Adventure Sports Fair trouxe benefícios para o segmento do turismo e para a entidade. "Fizemos muitos contatos, tanto com empresas do setor interessadas em se associar à Abeta quanto com o público final. As pessoas puderam entender que a Abeta é o canal para encontrar prestadores de serviços preocupados com segurança, sustentabilidade e com o fortalecimento do segmento de turismo de aventura e ecoturismo. Vários representantes de destinos turísticos também estiveram interessados em saber mais sobre como a Abeta pode atuar em cada um deles. Acredito que exista hoje uma compreensão de que é preciso cooperação, tanto do empresariado quanto do poder público. Foi um orgulho estarmos presentes".
 

Para o presidente da World Adventure Society, Alberto Andrich, o clima entre os corredores deu o tom desta edição. "Senti os expositores animados e felizes, uma energia boa no evento. Participo ativamente desde a primeira edição, com estande e como palestrante. É sempre bom falar para o público daqui. Achei incrível o congresso aberto a todos os visitantes no mesmo espaço da feira. Um dos motivos é que as pessoas mais tímidas podem ir ao estande fazer perguntas após a apresentação. Foi uma troca interessante".
 

Os operadores de turismo em destinos turísticos não ficaram de fora desta edição. O Peru chegou à Adventure Sports Fair pela primeira vez e aproveitou a oportunidade para mostrar aos fãs de esportes de aventura o que o país andino possui. "Também estamos no circuito do turismo de aventura. Dialogar com o público final, com os profissionais da área e também com a imprensa especializada, faz parte do plano estratégico do país para se promover nesse setor", resumiu Angiela Díaz Palomares, Especialista de Mercado do PROMPERÚ - Comisión de Promoción del Perú para la Exportación y el Turismo.
 

Entre as opções de destino, os paulistas também acreditaram ter alcançado os objetivos durante o evento, como explicou a assessora técnica da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Ana Cristina Clemente. "É interessante ver a estrutura e também divulgar que temos bastante coisa desse segmento no estado de São Paulo. Os municípios e as regiões vêm com a gente. Dessa forma, atraímos muito o público final, gente que quer viajar". Também foram populares entre os fãs de aventura os estandes de destinos como Argentina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Consórcio do Brasil Central, e cidades como Búzios (RJ), Brotas (SP), Foz do Iguaçu (PR), Socorro (SP) e outras localidades.
 

O evento também reuniu grandes marcas reconhecidas pelo público de esportes e aventura, entre elas, a Decathlon. "Estamos expondo pela primeira vez na Adventure Sports Fair. Decidimos participar devido à proximidade com o público final, o praticante de esporte", comenta Gustavo Donatti, gerente de produto da rede de lojas. Outra estreante foi a Stanley, que pôde ver em tempo real o resultado de participar do evento. "O número de vendas efetivadas cresceu a cada dia de feira e aquele cliente que vinha comprar um produto específico, acabava comprando dois ou três outros. É a primeira vez da Stanley na Adventure Sports Fair e percebemos que aqui o público conhece muito bem nossa marca. Não precisamos usar nossa equipe de vendas para explicar o produto", opinou Leonardo Ciannella, representante comercial da empresa.
 

A Nautika pôde quantificar em números o sucesso de sua participação. De acordo com o coordenador de Marketing, Guilherme Braziel, em relação à participação da empresa no ano passado, o aumento de vendas dentro do pavilhão foi de 20%, a cada dia de evento. "O saldo é bem positivo, tanto em vendas quanto em fluxo de pessoas. Aquelas que não compram, tiram dúvidas, pegam cartões, são clientes potenciais". A Gama 4x4 também comemorou o resultado da interação com o público. "Superou as expectativas. Nosso estande foi bem visitado e esgotamos os brindes e materiais promocionais. O interessante da feira é que o visitante vem experimentar uma atividade e acaba virando praticante do esporte. Fizemos muito networking e mesmo aqueles que não compraram hoje tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da marca e se interessar, são futuros clientes", diz Ernany Gama, diretor da empresa.
 

Para a Bardahl, essa foi a quinta participação na feira, e a marca utilizou o contato com os visitantes para posicionar-se entre o público jovem. "Tivemos bastante interação, especialmente por conta da possibilidade do público testar os carros de radiocontrole, já que contamos com uma pista de 120 metros no estande", explica Fernanda Gonçalves, assessora de imprensa da Bardahl. "Também pudemos expor nossos produtos e demonstrar toda a tecnologia empregada em cada um deles. Tivemos aproximadamente 600 pessoas atuando ativamente só na pista com os carrinhos, também fizemos muitos contatos e vendemos produtos em nossa loja no estande".
 

A BMW Motorrad também participou pela primeira vez e pôde conhecer melhor o público que vem ao evento. "Em nossa primeira participação na Adventure Sports Fair, mostramos um pouco da diversificada linha de motocicletas, serviços e produtos lifestyle da BMW Motorrad, os quais atendem às necessidades mais radicais do público da feira, que tem um estilo de vida aventureiro, e também representam a essência de nossa filosofia make life a ride", comenta Luciana Francisco, gerente sênior de Marketing da BMW Motorrad Brasil.
 

"A Adventure Sports Fair é o principal evento do País que reúne esportistas, aventureiros e pessoas que curtem o estilo de vida outdoor", resume o Diretor de Marketing da Mitsubisihi Motors, Fernando Julianelli. "A Mitsubishi Motors e a Suzuki Veículos têm em seu DNA esse espírito aventureiro de liberdade, conquistas e desafio pelo que é novo. Tivemos um grande fluxo em nossos estandes e o público pôde conferir diversas novidades. Estar presente em um ambiente como esse só reforça o conceito que as duas marcas têm no Brasil, além de conseguirmos falar diretamente com um público altamente especializado. Pudemos levar para a feira diversos de nossos clientes que participaram do rali de regularidade Suzuki Off-Road e do passeio Mitsubishi Experience 4x4".
 

Marcas de escalada, camping e outros esportes aumentaram exposição e fizeram contato com o público durante a feira. "Este é o primeiro ano da Crux Agarras Esportivas na Adventure Sports Fair e não será o último! Oferecemos agarras voltadas para academia de escalada, campeonatos e sistemas de treinamento. Na feira, fizemos contatos muito bons, encontramos profissionais e pessoas da área durante os três dias. Foi uma ótima oportunidade para os atletas conhecerem e aprovarem nossas agarras. Com certeza, em 2018, estaremos no evento com um espaço maior e novidades para os visitantes", avaliou Fábio Gioffrê, fundador da marca. O diretor comercial da Itu Trailer, Marcus Pinto Matheus, também comemora os resultados. "Participamos da Adventure Sports Fair há quase 20 anos e estamos muito felizes com o resultado desta edição da feira. A estrutura desse pavilhão é ótima e a organização nos deu todo o suporte necessário. Nosso estande este ano foi maior e nossa localização foi privilegiada, o que trouxe muita visitação e curiosidade do público. Com certeza no próximo ano estaremos novamente na feira".
 

Tecnologia também não faltou nesta edição. "Tivemos muita visitação no estande, de um público extremamente qualificado, e fizemos muitas vendas. Já temos, inclusive, produtos esgotados", disse a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Garmin, Daniele Rocha. "A Adventure Sports Fair tem tudo a ver com o nosso segmento, e é muito importante para nós estarmos aqui".
 

A Adventure Sports Fair também foi elogiada pelo campeão mundial e bicampeão sul-americano de paracanoagem Fernando Fernandes. "Venho à feira há anos e gosto demais. Em uma época com tanto concreto, poluição e desmatamento, a feira valoriza a natureza com promoção dos esportes outdoor e o público que é fã de suas modalidades. Além disso, para mim também é importante pelo fato de que faço dos esportes um meio de inclusão, assim como alguns temas da feira este ano".
 

Participante da feira há muitos anos, o biólogo, aventureiro e apresentador Richard Rasmussen acredita que os diferenciais da feira são as atrações. "Minha mensagem é que às vezes nos esquecemos das árvores, plantas, animais, natureza, e a Adventure Sports Fair traz as pessoas, a família, para perto disso", - acredita. Segundo ele, o evento reúne atividades para toda a família e, ao mesmo tempo, é um ambiente para negócios. "O primeiro patrocinador que fechei na vida foi aqui dentro", completa.
 

Programação de conteúdo

Além de diversão e chance de conhecer novos produtos e serviços, a programação de conteúdo da Adventure Sports Fair trouxe mais de 100 especialistas, atletas e ambientalistas para falar às plateias. No Adventure Congress e nas Oficinas de Aventuras, apresentações como a do montanhista Max Kausch, do repórter de aventuras Celso Cavallini, do casal de atletas Edinho Ramon e Bia Carvalho, entre outros, inspiraram e informaram a plateia ao longo dos três dias.
 

Inclusão e acessibilidade também entraram na pauta do evento, em palestras dentro do tema Aventura Inclusiva. O casal Guilherme Simões e Juliana Tozzi, fundadores do projeto Montanha para Todos, fizeram uma apresentação emocionante. No encontro, Guilherme compartilhou a história de vida e superação de Juliana após ser diagnosticada por uma síndrome rara e irreversível, que limitou seus movimentos, comprometendo a realização das aventuras que uniram o casal. Com isso, surgiu a ideia de montar uma cadeira adaptada para subida de montanhas, batizada de Juliette. O paratleta Raphael Nishimura, vice-campeão mundial de escalada em 2012 e tetracampeão brasileiro (2012, 2014, 2015, 2016), falou um pouco sobre a maneira que venceu os obstáculos que a distonia muscular generalizada impôs desde seus oito anos de idade, quando começou a sentir os efeitos da doença.
 

Durante a Adventure Sports Fair aconteceram também o 13º FITS - Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, que reuniu representantes de entidades como a Fundação SOS Mata Atlântica, Ministério do Turismo, WWF Brasil e ICMBio, neste que é considerado o Ano Internacional do Turismo Sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU). O diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica lembrou que "foi aqui na Adventure Sports Fair que surgiu a ideia de certificação de Turismo no Brasil. As melhores experiências que trouxemos aqui também são as melhores do mundo".
 

O evento também foi palco para o Congresso Nacional de Trail Running (CONATRU), com a presença de ultramaratonistas, profissionais de Educação Física e pesquisadores.
 

Com o objetivo de fomentar o mercado através de conteúdo, contato direto das marcas com o consumidor final, networking entre expositores e patrocinadores e oportunidade de conhecer e praticar uma atividade interativa para aqueles que se identificam com o estilo de vida ao ar livre, o evento conseguiu levar as descobertas para a vida real. Em pesquisa realizada com os visitantes, mais de 75% do público pretende iniciar uma modalidade de esporte de aventura após a experiência vivenciada na Adventure Sports Fair.
 

A 19ª edição da Adventure Sports Fair acontecerá de 12 a 14 de outubro de 2018, no São Paulo Expo.
 

Sobre a Adventure Sports Fair

A Adventure Sports Fair é o principal evento da América Latina dedicado a esportes e turismo de aventura. Lançada em 1999, a feira se fortalece a cada nova edição e é amplamente reconhecida como referência no setor de aventura ao reunir as principais marcas, destinos, agências governamentais e aventureiros, sejam experientes ou iniciantes, em um único evento.
 

Sobre a Fagga Exhibitions

Líder no mercado de feiras no Brasil, a Fagga | GL events Exhibitions atua há mais de 50 anos no país promovendo eventos de negócios e entretenimento em diversos segmentos da economia. Desde 2006, a empresa faz parte do grupo francês GL events, que lhe confere relevante diferencial competitivo por ser a única multinacional da América Latina a trabalhar em toda a cadeia produtiva de eventos. A Fagga se destaca também em inovação e antecipação de tendências - características que estão em seu DNA e são potencializadas com o permanente intercâmbio entre as operações da GL events em 20 países dos cinco continentes.

 

 

#

Rio de Janeiro
Avenida Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760