Rio Franchising Business 2012 com expectativa de movimentar R$150 Milhões em Negócios

Data: 21.Out.2013
Fonte: Jornal Brasil


Crescimento de 20% em área e de 10% no número de expositores consagra evento como polo gerador de novas tendências para todo o Brasil


Em sua sexta edição, a Rio Franchising Business, que acontecerá de 27 a 29 de setembro no Riocentro, se destaca como uma das dez maiores feiras de negócios em franquias do mundo. Com um aumento de 20% em sua área, que passa para 12 mil m², o evento também registra crescimento de 10% em número de expositores, trazendo ao público mais de 220 marcas, nacionais e internacionais. A expansão confirma o momento positivo do Brasil na economia global e principalmente do Rio de Janeiro, primeira cidade do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade como Paisagem Cultural Urbana.


De âmbito nacional, a feira apresentará 46 marcas estreantes e pretende movimentar R$ 150 milhões em negócios, 50% a mais que em 2011. A expectativa é que 25 mil visitantes interessados em investir em um negócio próprio ou expandir sua rede de franquias passem pelo local nos três dias de Rio Franchising Business.


São Paulo é o estado com maior número de marcas participantes, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O segmento de alimentação continua sendo o mais expressivo, liderando o ranking com 10 marcas expositoras, enquanto empresas de consultoria e de soluções de informática para o universo de franquias registram a segunda e terceira colocações.


A novidade deste ano é o Fórum de Franchising, do qual participarão nomes de sucesso do segmento, entre eles membros da diretoria da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que abordarão temas fundamentais que sustentam toda a cadeia produtiva do setor. O encontro é gratuito para todos aqueles que visitarem a feira e as palestras serão ministradas das 15h às 20h, à exceção do primeiro dia quando o Fórum encerra às 19h.


Crescimento do mercado interno X Empreendedorismo
Com um ritmo de crescimento superior ao da economia brasileira há mais de uma década e representando hoje 2,3% do PIB nacional, o segmento de franquias subiu 16,9% em 2011, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Já são quase duas mil marcas atuando no país, com um total de 93 mil unidades franqueadas e mais de 837 mil postos de trabalho diretos.


O Rio de Janeiro, segundo maior mercado de franquias do Brasil, detém mais de 12,2% deste mercado nacional e apresenta uma perspectiva de grande crescimento com investimentos de obras como o Pólo Petroquímico de Itaguaí, a revitalização da Zona Portuária, e de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.


Até o fim de 2012, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê a construção de 42 shoppings em todo o país que irão estimular ainda mais a expansão das franquias, especialmente para as cidades do interior que possuem consumidores em potencial para essas marcas.


Segundo Érica Ebner, gerente de negócios da Fagga|GL exhibitions, organizadora da Rio Franchising Business, o maior diferencial da feira é seu formato, que apresenta um serviço completo, tanto para quem quer iniciar um negócio quanto para os interessados em franquear sua marca.


"Tanto deu certo que, em sua sexta edição, já apresenta um crescimento de 20% em relação a 2011, percentual que supera a expansão anual do setor". Segundo Érica Ebener, com a realização do Fórum de Franchising, serão oferecidas todas as informações essenciais aos iniciantes de como se preparar para escolher uma franquia, das novas tendências e o posicionamento do mercado para investidores experientes que buscam se reciclar".


Recentemente, o Brasil foi apontado como o terceiro maior país em número de empreendedores. Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, possui 27 milhões de pessoas envolvidas no processo de criação de um negócio próprio. Em números absolutos, aparece em terceiro lugar no ranking de 54 países analisados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), realizada anualmente e fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).


De acordo com Fátima Rocha, Presidente da ABF-Rio, realizadora da Rio Franchising Business, esse cenário é realmente positivo, mas alerta: "É preciso observar bem o mercado e identificar quais franquias que fazem parte da Associação Brasileira de Franchising para evitar riscos e garantir segurança ao desenvolvimento do seu negócio". As microfranquias, por exemplo, têm se destacado pelo baixo investimento e pouca complexidade operacional. Muitos dos negócios podem ser administrados de casa e não envolvem estoques, coleções, manipulação de produtos ou softwares complexos. "Apesar da rigidez de algumas franquias, abrir um empresa de nome já conhecido e respeitado é muito mais seguro do que começar do zero. Lojas de bijuterias, quiosques de lanches e serviços de beleza ganham espaço nesse modelo", completa Fátima.


O aquecimento da economia estimula o crescimento do mercado interno em todas as suas esferas, não por acaso, as franquias járespondem por mais de 60% da ocupação dos espaços comerciais e shoppings no Brasil, o que evidencia a força, a credibilidade e a sustentabilidade do sistema de franchising no país.
Entre os 46 novos expositores, estão as marcas espanholas Charanga e Fini, além de outras franquias de peso como Vest Casa, Shoe Shop, Drogaria Farmais, Lápis de Cor, Casa do Pão de Queijo, Griletto, Cia da Empada e O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo. MegaMatte, Bob´s, KFC, Pink Biju, Subway, Mundo Verde e Yes! estarão mais uma vez presentes no evento. Bancos e Financeiras, como Caixa Econômica Federal (apoiadora do Fórum), Bradesco, Banco do Nordeste, Credfácil e Comprocred também perceberam oportunidades e vão oferecer suas linhas de créditos com taxas e prazos diferenciados aos futuros investidores.

Sobre a Fagga|GL exhibitions
Solidez e experiência no mercado nacional
Com quase meio século de experiência no setor de promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga|GL exhibitions segue o modelo de negócios da francesa GL events, uma das maiores empresas do mundo no setor.


A Fagga - pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro - se tornou subsidiária do Grupo GL events em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior.


Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga|GL exhibitions é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. O grupo tem consolidado posições de destaque em muitos destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Manaus e Paraná.


Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão: o setor de moda e beleza, com a realização das principais feiras do seguimento, entre elas a Première Brasil, realizada em São Paulo, edição latino-americana da francesa Première Vision, maior evento mundial do mercado têxtil; o setor de construção, saneamento e infraestrutura, com as três feiras Construir (Rio, Minas e Bahia), Fitabes e Rio Infraestrutura e Máquinas; o setor cultural, com amplo destaque para quatro Bienais do Livro: a da Bahia, Minas, Manaus e do Rio de Janeiro. A Bienal do Rio é o maior evento literário do País, que chegou à cidade em 1983, promovida e organizada pela Fagga. Na área esportiva, promove a Footecon; além de outras feiras como a Interseg, de Segurança Pública; a Rio Franchising, de franquias; e a Brasil Brau, feira internacional de tecnologia em cerveja.


GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo - a GL events, com sede em Lyon e faturamento de € 783 milhões. Atualmente, a GL events tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e possui outras cinco operações no País: a Fagga|GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Veredas, agência de eventos desenvolvida para ser o braço-direito das áreas de marketing dos clientes, com presença desde a concepção à realização dos eventos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; a GL events Services, que atua na gestão de projetos de infraestruturas temporárias (design, locação, instalação e manutenção) e serviços para grandes eventos; a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza no país (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques); o Hotel Mercure Riocentro, com projeto de arquitetura assinado por Jean Michel Wilmotte e que será inaugurado em dezembro de 2013. A GL events é também responsável pela gestão do Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina; e daHSBC Arena, único espaço multiuso de padrão internacional do País.


Com plano de investimentos no Brasil da ordem de R$ 160 milhões até 2016 – R$ 60 milhões a mais que nos primeiros cinco anos de atividade no Brasil (2006 – 2011) -, em especial no Rio de Janeiro, a GL events Brasil foi a fornecedora oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. O Riocentro sediou a Conferência da ONU, e a HSBC Arena recebeu os debates da sociedade civil durante o evento. A empresa oficial de Alimentos e Bebidas da Rio+20 foi a Top Gourmet, e a GL events Services integrou o consórcio responsável pela montagem das estruturas do evento no Riocentro.


Com as novas duas subsidiárias – Veredas e GL events Services - e a construção do hotel, previsto para ser inaugurado em dezembro de 2013, o grupo GL events Brasil torna-se o único da América Latina a atuar em toda a cadeia produtiva de eventos, da administração de espaços, concepção e realização de eventos, fornecimento de estruturas e serviços de catering até hospedagem.


Think Green
A GL events Brasil segue um programa global de responsabilidade ambiental idealizado por sua matriz francesa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente. O programa Think Green (Pense Verde) está presente desde a organização e planejamento até a reutilização e gestão do lixo dos eventos realizados pela GL events no Brasil e no mundo. Destaca-se a Estação de Tratamento de Água e Esgoto do Riocentro e o sistema de reuso de águas pluviais da HSBC Arena. E nas feiras organizadas pela FaggalGl exhibitions, o carpete é 100% reciclado, feito a base de garrafas PET.

Sobre a ABF-Rio
A Associação Brasileira de Franchising seccional no Rio de Janeiro é uma entidade fundada em 23 de outubro de 1990, juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional. Além dos serviços prestados aos seus associados, a seccional Rio tem a missão de representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro. A ABF-Rio ainda oferece informações sobre o setor, listagem de consultores e prestadores de serviços associados e esclarecimentos iniciais sobre os passos para a montagem de uma franquia ao público em geral.


Temas do Fórum de Franchising:
O Franchising no Brasil e no Mundo
Franquia Sustentável: Um Diferencial na Escolha de sua Marca
O mercado de franquias no Rio de Janeiro
Os desafios da Franquia de Moda
Mitos e Verdades do Franchising: Fazendo a Escolha Certa da sua Franquia
Aspectos Financeiros do Franchising
O passo a passo na abertura da sua franquia
As Franquias e o Setor de Alimentação
Como Estruturar uma Empresa para Operar uma Franquia
Os desafios das Franquias de Serviços
Como Encontrar e Analisar Bons Pontos Comerciais

Serviço:
Rio Franchising Business 2012
Onde: Riocentro – Pavilhão 4 | Rio de Janeiro/RJ
Quando: De 27 a 29 de setembro
Horário: 14h às 21h
Valor do Ingresso: R$ 35,00
Passaporte com 1 dia: R$ 30,00
Passaporte com 2 dias: R$ 40,00
Passaporte com 3 dias: R$ 50,00
*(Passaportes válidos somente para compras antecipadas pelo site do evento)
www.riofranchisingbusiness.com.br
 

#

Rio de Janeiro
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - CEP: 22870-160
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2441-9100 | Fax: (21) 2441-9398
São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5         
CEP: 04329-900
Tel: (11) 5067-1760